Sailor Moon: em suas mãos delicadas, que jamais apertariam um botão nuclear, repousa o destino da Terra.
Sailor Moon Cosmos Parte 1: o Caos ataca a Terra
Resenha da Parte 1 da duologia "Sailor Moon Cosmos" (Japão, 2023). Em exibição na Netflix.
Criação e supervisão: Naoko Takeuchi.
Produção: Hideharu Gomi e Seira Takano.
Direção: Tomoya Takahashi.
Roteiro: Kazuyuki Fudeyasu.
Música: Yasuharu Takahashi.
Toei Animation e Studio Deen.
Título original: Gekijobane Bishojo Senshi Sera Mun Kosumosu.
Elenco:
Usagi Tsukino (Sailor Moon, Princesa da Lua Branca).................................Kotono Mitsuishi
Luna,....,.................................Ryo Hirohashi
Mamoru Chiba..................Kenji Nojima
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio): Hisako Kanemoto
Rei Hino (Sailor Marte): Rina Sátô
Makoto Kino (Sailor Júpiter): Ami Koshimizu
Minako Aino (Sailor Vênus): Shizuka Itô
Artemis: Taishi Murata
Chibiusa: Misato Fukuen
Diana: Shoko Nakagawa
Setsuna Meioh (Sailor Plutão): Ai Maeda
Haruka Tenoh (Sailor Urano): Junko Minagawa
Michiru Kaioh (Sailor Netuno): Sayaka Ohara
Hotaru Tomoe (Sailor Saturno): Yukiyo Fujii
Seya (Star Fighter)
Taiki (Star Maker)
Yaten ( Star Healer)
Princesa Kakyuu: Nana Mizuki
Chibi Chibi: Kotono Mitsuishi
Sailor Cosmos: Keiko Kitagawa
Chaos: Mitsuki Saiga
Galáxia: Megami Hayashibara
Ikuko Tsukino: Wakana Yamazaki
Kenji Tsukino: Mitsuaki Madono
Shingo Tsukino: Seira Ryu
Phobos: Kanami Taguchi
Deimos: Aya Yamane
Wiseman: Hiroshi Iwasaki
Nota: Kotono Mitsuishi é a famosa primeira dubladora de Sailor Moon, nos anos 90, ainda dublando a heroína nos anos recentes. Aqui ela também faz a voz de Chibi Chibi.
Galáxia: a pérfida inimiga que se prevalece do pacto diabólico para exercer o seu poder.
Esta nova animação da Sailor Moon pode ser considerada o ápice da grandiosa saga criada em 1991 pela genial Naoko Takeuchi. Como "Sailor Moon Eternal", de 2021, é uma duologia, ou seja, dois desenhos de longa-metragem. Nos dois casos o resultado foi magnífico.
A densidade das histórias da Sailor Moon chega a ser mística, tendo em vista o aspecto messiânico da heroína. O significado profundo é que existem o Bem e o Mal em estado puro, o Bem e o Mal metafísicos. O título "Sailor Moon Cosmos" identifica a super-heroína com a Ordem Divina (Cosmos), enquanto a inimiga, Galáxia (a Sailor da Destruição), é representante do Caos (ou Chaos), ou seja, a desordem demoníaca. E de fato a Sailor Galáxia se associou a Chaos, o espírito da destruição, que pode inclusive ser identificado como Lúcifer.
Nesta Parte 1 as vulnerabilidades de Usagi Tsukino, a Sailor Moon, são bem explicitadas. Ela, afinal, como suas companheiras, tem reações e atitudes de adolescente. E assim são personagens muito humanas: Aino Minako, a Sailor Vênus, é uma "nerd", que de uma hora para outra vira fã do Three Lights, um grupo de rock recentemente surgido.
O segredo desses rapazes é que são na verdade três sailors de um distante sistema solar, que se disfarçam como homens: são as Sailors Starlights, que procuram a sua princesa, Kakyuu, fugitiva da invasão de Galáxia, a sailor degradada que assola a Via Láctea e que formou o grupo maligno Shadow Galactica (Sombra Galática) composto de falsas sailors, que com o auxílio de Galáxia mataram diversas sailors verdadeiras de vários planetas.
Porém, segundo Kakyuu, o objetivo final de Galáxia eram a Terra e a destruição de Sailor Moon - de quem Galáxia cobiçava o Sagrado Cristal de Prata, a arma divina da Princesa da Lua Branca.
Uma reunião em torno de Chibi Chibi (a menina de cabelos rosados), que surgiu do nada, inesperadamente.
"O Mamo-chan e todas as pessoas da minha vida são insubstituíveis."
(Sailor Moon)
"Há tempos que eu resolvi que iria me dedicar a uma única pessoa."
(Sailor Vênus, referindo-se ao voto de celibato para servir à Princesa da Lua Branca)
"E é por isso que nós não precisamos de homem nenhum."
(Sailor Marte, que também jurou pureza para se dedicar a Sailor Moon)
"Por que ela está lutando com a gente se ela é uma sailor como nós?"
(Sailor Moon, referindo-se a Sailor Galáxia)
"Se eu não fosse uma sailor guerreira... os meus amigos teriam me dado a mão?"
(Sailor Moon)
"Existem coisas que somente eu posso fazer."
(Sailor Moon)
"O objetivo final de Galáxia é você."
(Princesa Kakyuu para Sailor Moon)
"Eu vou usar todo o poder que tenho para restaurar a paz no mundo."
(Sailor Moon)
A misteriosa Chibi Chibi chega à Terra: ao que parece, a Providência enviou alguém para ajudar Sailor Moon.
No começo da história Mamoru Chiba, o Tuxedo Mask (Mascarado de Fraque) resolve completar seus estudos nos Estados Unidos; porém quando ele se despede de Usagi é subitamente arrebatado por Galáxia, que o "absorve" apossando-se de seu cristal estelar e desaparecendo - porque Mamoru, o Príncipe Endymion do tempo do Milênio de Prata, na verdade seria o Sailor Terra, que por excessão é homem.
Usagi fica como que em estado de choque, apática, e imagina que Mamoru seguiu viagem, e espera notícias. Só depois de recuperar a memória, ajudada pelas Starlights, entende que aquele acontecimento - a desaparição de Mamoru diante de seus olhos - ela apagara de sua mente.
As sailors planetárias do nosso Sistema Solar tornam-se o alvo e são sucessivamente eliminadas. Como Chibiusa voltou para o futuro, Sailor Moon se vê cada vez mais sozinha; porém a súbita chegada de Chibi Chibi, menina misteriosa e aparentando uns quatro anos, é um novo elemento na trama: Chibi Chibi desce do céu de guarda-chuva, como Mary Poppins e Kobato, e procura por Sailor Moon, indo morar em sua casa. A mãe de Usagi, Ikuko, parece estar hipnotizada e julga que Chibi Chibi é irmã de Usagi.
É um anjo que Deus enviou? Sailor Moon sente-se bem com a presença de Chibi Chibi.
ARMA-SE O CENÁRIO PARA A BATALHA FINAL ENTRE O BEM E O MAL
Chibiusa, a filha do futuro de Sailor Moon, voltará ao passado para ajudar sua mãe. Se Galáxia vencer, o futuro de paz universal será anulado.
De Galáxia, que se veste de ouro e parece o supra-sumo da ambição de poder, sabemos que encontrou Wiseman, o Fantasma da Morte, que lhe fez a proposta. O pacto demoníaco com Wiseman e Chaos foi efetuado e o poder que se lança sobre a Terra é avassalador. Tóquio 🗼 é atacada pela manifestação do caos, os edifícios viram ruínas, porém o poder de Sailor Moon se manifesta de tal maneira que a cidade é reconstruída como se nada houvesse acontecido, nem mortes. Em alguns casos Usagi parece ter o poder de reescrever a História.
Aliás vale a pena lembrar que, segundo Kakyuu, a Terra é especial e única em todo o universo, idéia que combina com a doutrina cristã da Encarnação do Verbo (Jesus Cristo) em nosso planeta; e é por isso que, em alguns aspectos, Sailor Moon parece tanto com Jesus Cristo (dentro das metáforas ficcionais).
Galáxia também perdeu várias de suas agentes, as falsas "sailors". Porém, de seu reduto no Caldeirão Central da Via Láctea, mantém o seu poder.
O simbolismo de Sailor Moon é maravilhoso: a partir da quarta fase (a duologia "Sailor Moon Cosmos" é a adaptação cinematográfica da quinta e última fase do mangá) ela adquire asas de anjo na transformação: Naoko Takeuchi é uma sacerdotisa ximtoista, mas tem grande respeito pelo Cristianismo. Há sim detalhes em Sailor Moon que fazem dela uma metáfora de Jesus Cristo, obviamente com liberdade poética, pois é uma ficção.
Fica evidente que Sailor Moon representa a Luz e Galáxia as Trevas. E só Sailor Moon poderá deter Galáxia. Isso apesar de que, em diversas cenas, Sailor Moon parece fraca e indecisa. Porém, consciente de que precisa salvar as sementes estelares de todas as sailors do nosso Sistema Solar (ela apenas conseguiu salvar os três gatos lunares, Luna, Artemis e Diana), ela toma a sua decisão.
Se uma "sailor" tem seu corpo destruído volta à forma original de semente ou cristal 🔮 estelar. Sailor Moon murmura, com seu jeito doce de se expressar, em como seria bom se os corpos vivessem para sempre: alusão sutil à ressurreição do final dos tempos?
Em suma, a Guerreira do Amor e da Justiça e Princesa da Lua Branca decide que irá ao encontro de Galáxia, no buraco negro do centro da Via Láctea (e esse buraco negro existe mesmo!) para salvar Mamoru e todas as sailors e confrontar o poder total do inimigo.
É a batalha final, esperada para a Parte 2 de "Sailor Moon Cosmos", o filme do século.
O FINAL APOTEÓTICO DA SAGA DE SAILOR MOON TAL COMO CONCEBIDA POR NAOKO TAKEUCHI, CHEGA FINALMENTE, DEPOIS DE TRÊS DÉCADAS, AO CINEMA DE LONGA METRAGEM, COM SUA MENSAGEM PROFÉTICA.
ESPERO EM BREVE PODER RESENHAR A PARTE 2.
O CONFRONTO DO APOCALIPSE NO CALDEIRÃO CENTRAL DA VIA LÁCTEA: A PRINCESA DA LUA BRANCA CONFRONTA A GUERREIRA DA DESTRUIÇÃO.
Rio de Janeiro, 30 de agosto a 1 de setembro de 2024.