Sobre a origem de ideias abstratas e como a ocultação de fenômenos é possível na experiência. Uma análise feita com base no filme "O Último Portal".
De onde nascem as nossas ideias, mais especificamente as ideias abstratas? Será que elas residem também na experiência, ou surgem do nada? Muitos acreditariam numa explicação paranormal, espiritual ou talvez religiosa, quero dizer mítica.
Mas as pessoas que, assim como eu (defende a ideia de que o conhecimento surge da experiência e que para alcançarmos a experiência necessitamos dos nossos sentidos), acreditam no empirismo, jamais buscaria outra fonte de conhecimento e investigação que não seja a experiência.
Então no filme "Último Portal", encontramos um exemplo de como a ideia de estrela surge em nosso entendimento. Quase no final, percebemos que aquela estrela do filme em questão está relacionada com uma ideia muito clara e evidente de estrela, cujo significado está em acordo com a proposta do filme.
Ainda sobre as estrelas, há um momento em que percebemos como existem estrelas ocultas no longa metragem. Fica claro que existem estrelas que sentem a falta do sol no céu pela manhã. Mas por qual motivo elas sentiriam a sua falta? Certamente porque ele ainda não nasceu.
As estrelas que sentem a falta do sol no céu pela manhã são aquelas que necessitam da sua iluminação para se esconder. Assim, ela permanece em seu lugar, em segurança, e longe dos olhos de quem não pode a contemplar, naquele momento em especial.
Essa seria, portanto, a fonte de algumas de nossas ideias abstratas. Não muito longe da experiência, podemos alcançar o céu, mas isso depende de como nosso entendimento vai construir essas ideias complexas. A imaginação não tem limites. Mais um problema da ocultação de fenômenos na experiência.