Sobre a importância do silêncio no filme "O Nome da Rosa" (The Name of The Rose).
A história nos mostra que desde os tempos remotos sempre houve uma preocupação muito grande por parte dos estudiosos em registrar as suas pesquisas.
O que muito se sabe, porém, é que esses estudos foram guardados no INDEX da Igreja Católica, em um remoto mosteiro italiano liderado pela Ordem Beneditina.
Quero apenas usar esse exemplo do INDEX para enfatizar o cuidado das lideranças. Esse cuidado era para com os pagãos, ou ainda para aqueles que não tinham condições de compreender a mensagem dos livros proibidos.
Essa proibição silenciava os autores, seus estudos, suas pesquisas e descobertas. Um livro fechado representa o silêncio, aberto não. Sempre me recordo daquela frase: O SILÊNCIO É OURO.
Mas veja só a importância do silêncio daqueles que não eram inocentes para com o fruto dos seus trabalhos. O fruto proibido nada mais era do que o resultado de um trabalho que fora registrado em um livro, ou vários.
A preocupação com o silêncio sempre foi algo preocupante para com os beneditinos. Assim como a seriedade e o zelo pelas obras que só eles teriam acesso. O nome da rosa é um filme realmente interessante.