A CULPA É DO FIDEL!

(La Faute à Fidel, França/ Irlanda, 2006)

Direção: Julie Gavras

Elenco: Nina Kervel-Bey (Anna de la Mesa), Julie Depardieu (Marie de la Mesa), Stefano Accorsi (Fernando de la Mesa), Benjamin Feuillet (François de la Mesa), Martine Chevallier (Bonne Maman), Olivier Perrier (Bon Papa), Marie Kremer (Isabelle), Raphaël Personnaz (Mathieu), Mar Sodupe (Marga), Gabrielle Vallières (Cécile), Raphaëlle Molinier (Pilar), Carole Franck (Soeur Geneviève), Marie Llano (Anne-Marie), Marie-Noëlle Bordeaux (Filomena).

Sinopse: O filme começa na elegante festa de casamento de Isabelle e Mathieu, num vinhedo em Bordeaux, na França, em 1970.

A pequena irmã da noiva, Anna de La Mesa, de nove anos, é um tanto prematura, curiosa a respeito da vida dos adultos e recusa-se a se comportar como outras crianças de sua idade.

Anna, que sempre tira boas notas no colégio católico onde estuda e é boa aluna de natação, prefere imitar o requinte das damas da sociedade parisiense, como sua vó materna, a se misturar com crianças que mal sabem como tirar a casca de uma fruta e só sabem correr de lá pra cá e comer o tempo todo, como seu irmão caçula, François.

A mãe de Anna é a editora da revista Marie Claire, Marie de La Mesa, esposa do advogado Fernando de La Mesa, que tem origem espanhola.

Eram tempos difíceis na Espanha, que vivia sob a ditadura de Franco. Quino, cunhado de Fernando, havia sido assassinado criminosamente pelas forças do governo e a esposa dele, Margo e a filha, Pilar, haviam se mudado para Paris, como refugiadas políticas.

Fernando sempre soube das ligações de sua família com a militância política de esquerda mas havia preferido se afastar do problema anos atrás, mudando-se para a França, onde casou-se e teve filhos. Agora, com a morte de Quino, Fernando decidiu retomar às suas raízes e para isso programou uma viagem junto com a esposa para o Chile para acompanhar as eleições no país, onde Salvador Allende estava prestes a assumir a presidência.

Com a viagem dos pais, Anna fica em Paris com o pequeno François e a babá Filomena, refugiada cubana.Ao tentar explicar para a impaciente Anna o por quê da demora de seus pais em retornarem da viagem, Filomena acaba dando sua visão sobre quem são os comunistas ("aqueles barbudos vermelhos") e o que eles querem ("fazer a guerra nuclear") deixando Anna ainda mais confusa e assustada, principalmente quando vê seu pai retornar da viagem com barba.

O fato é que Fernando e Marie voltaram diferentes, falando em luta contra o imperialismo, solidariedade, engajamento, sistema de distribuição de riquezas, mudança para um apartamento menor, mudança de colégio da filha, troca de babá, controle de natalidade, aborto e até chamando o Mickey de fascista.

AIRTON SHINTO
Enviado por AIRTON SHINTO em 06/01/2008
Código do texto: T805875