SOBRE O BELÍSSIMO FILME "AMOR ESQUECIDO"

Mais do que uma simples resenha, pretendo aqui registrar minha "impressão pessoal" sobre um filme que há poucos dias assisti numa plataforma de "streaming" e muito me sensibilizou, uma grata surpresa aliás, o longa , AMOR ESQUECIDO , um filme gênero drama de época, ambientado nos anos trinta.

A fotografia nos transporta pelo tempo. Muito linda!

Trata-se duma "delicada e pungente" adaptação para o cinema de obra literária “Znachor”, lançada em 1938 por Tadeusz Dołęga-Mostowicz , um autor Polonês.

O enredo, que nos prende e encanta do início ao fim da rolagem, pontua a trajetória de um médico neurocirurgião, grande professor duma universidade de medicina da Polônia, que se torna famoso por engendrar uma nova técnica cirúrgica para traumas cranioencefálicos.

Mas seu sucesso no competitivo meio universitário...teve um alto preço a ser pago durante sua vida.

Numa noite, frente a uma adversidade pessoal e ao procurar pela esposa que o abandona, é vítima duma violência urbana, cujo espancamento o faz perder a memória; e então, segue ele pelo seu destino inusitado.

Seguem minhas impressões sobre as diversas mensagens da história , todas elas lançadas ao espectador com a grande força da poesia.

1. A vida, mais que um simples trem em cujas plataformas uns descem, outros sobem e poucos seguem junto, é como um imprevisível jogo num tabuleiro de xadrez. Com uma fundamental diferença: nenhum de nós possui o aprendizado das jogadas ensaiadas, todos podemos estar e assumir as posições de quaisquer peças, a depender do tempo que passa e mexe na instabilidade e na impermanência do tabuleiro. Os xeques- mate pertencem às mãos do destino.

2. A traição e a inveja estão por todos os lugares, inclusive nos menos prováveis.

3. A amizade realmente é tão rara quanto um tesouro. Quem a encontrou é rico.

4. Os verdadeiros DONS... SÃO INATOS, inclusive o da MEDICINA,

É como se estivessem eles todos no aprendizado genealógico do "espírito" e não apenas no "hard ou no software cerebral". O conhecimento apenas lapida o que já se traz no instinto da missão...a espera pelo grande chamado: a vocação.

5. Servir é o maior dos propósitos; é o que realmente fundamenta toda existência humana.

6. O verdadeiro amor transforma e salva. Embora também tenha o seu limite.

7.. O Respeito embasa e norteia todos os laços mais fortes das relações humanas.

8. A arrogância, a inveja e a degeneração do caráter...são INCURÁVEIS. Tampouco a senescência , que os maltrata e muitas vezes os humilha, os faz recuar.

9. Cuidado: o enredo da vida nos coloca, "protagonistas e usurpadores", no mesmo palco dos julgamentos humanos.

Já o Julgamento holístico, o que ao COSMO pertence, não depende da Justiça dos Homens...sendo justo , silencioso e certeiro.

10. Toda a verdade pulsa, e um dia, quando menos se espera é revelada, porque exatamente como foi escrito, "a verdade é como uma lamparina que se acende na escuridão"; de fato se trata duma luz autônoma que mostra a face do tudo de todos.

11. Pelos caminhos impensáveis das estradas mais árduas...até as pedras se encontram.

12. A vida e a saúde são dádivas inegociáveis.

13. A tão procurada felicidade , a frenética procura que pontua toda existência Humana, sempre pode estar logo ali, mas é preciso saber enxergá-la...e zelar por ela. Felicidade também se trata de dom.

14. Todo usurpador de algo vive extremamente assustado e inquieto...e nem sempre, aos curtos olhos do Homem, se conhece seu íntimo quinhão de dor e angústia perante sua oculta dívida consciente de si mesma (essa sensação me veio mediante a história dum outro personagem médico, um "amigo da onça" , colega de trabalho do neurocirurgião protagonista do enredo.

15. A vaidade, deveras, não tem limites. É patética.

16. O dinheiro pontua o preço de todas as coisas do mundo, pagáveis e impagáveis.

17. O Bem incomoda profundamente a muitos que incorporam o Mal.

18. A Esperança , de fato, remove montanhas...não podemos abandoná-la pelos caminhos.

19. A Humanidade "em sociedade" é sempre a mesma através dos séculos.

Muda apenas sua instrumentalização existencial.

Enfim,

Um filme que agrega e instiga o pensamento a fugir, portanto, das pequenas expectativas frente ao atual cenário da arte em geral.

Hoje em dia, há muitos enlatados impróprios para o consumo nas prateleiras do que dizem ser arte.

Foi um encanto encontrar uma obra cinematográfica tão humanisticamente delicada, que ultrapassa qualquer alta exigência por algo de qualidade.

Se puderem assistam.

E com toda certeza: minha listinha acima, a de observações humanísticas , vai aumentar.

Fica a dica.