Paris, 13 Distrito.

O principal motivo para eu escrever sobre este filme é o altíssimo custo mensal da plataforma Mubi; então, tenho que fazer valer a pena.

 

Muitos filmes mostram a parte glamorosa central de Paris, mas poucos exibem a parte mais periférica. 'Paris, 13º Distrito' se encarrega desse papel.

 

O filme narra a história de quatro personagens, não muito próximos entre si, que moram nesse distrito, explorando a dinâmica de suas relações. Na verdade, é um filme sobre a busca pelo amor com uma produção bastante interracial.

 

A história começa com Emile Wong, uma imigrante chinesa que trabalha como simples atendente de telemarketing e mora em Paris no apartamento de sua avó doente. Para ajudar nas suas economias, ela procura uma inquilina para contribuir com o aluguel. É quando surge a figura de Camile para alugá-lo. Apesar do nome feminino, que inicialmente confundiu Emile, ele é um negão de quase dois metros de altura. Inicialmente, ela fica reticente em alugar um quarto para um homem, mas logo percebe que ele é educado e cede. Não é preciso ser um gênio para saber que um homem e uma mulher solteiros morando juntos só poderia resultar em intimidade. Os dois se envolvem sexualmente. Emile pede para Camile não se apaixonar por ela, porém é ela que se sente mais atraída por ele do que o contrário. Depois de uma semana, ele já não quer mais se envolver romanticamente com ela e acaba levando para casa uma professora com quem trabalha (ele também é professor).

 

Enquanto isso, Emile sai para deixar Camile mais à vontade, mas ela vai para uma festa, acaba tomando ecstasy e volta mais cedo para casa. Quando retorna, encontra a acompanhante de Camile nua. Ainda sob efeito da droga e excitada, ela propõe um encontro a três, que é prontamente rechaçado por Camile. Emile fica com uma bad trip, agravada pelos gemidos da acompanhante de Camile durante a noite. Extremamente enciumada, no dia seguinte, ela mente para a garota, dizendo que Camile leva outras para casa, além de tratá-la mal. Incomodado com a situação, Camile decide procurar outro lugar para morar, deixando Emile sem dinheiro para o aluguel. Para piorar, ela foi demitida do seu trabalho como atendente.

 

Depois, somos apresentados à terceira personagem da trama, Nora Ligier, uma moça bonita que veio de Bordeaux para Paris estudar direito, apesar de já ter 32 anos. Ela é muito reservada e certinha. Certo dia, decide ir com uma peruca loira para uma festa da universidade, e, para seu azar, fica idêntica a uma garota de programa que faz chats privativos na internet e filmes eróticos. As pessoas na festa acham que se trata da mesma pessoa, Amber Sweet, e começam a tratá-la como uma doidivanas, dizendo coisas abjetas. Sua rotina na faculdade se torna insuportável.
 

O filme corta para um mês depois, mostrando Camile trabalhando como agente imobiliário para angariar mais dinheiro. Nora aparece para uma entrevista nessa mesma imobiliária, pois ela desistiu da faculdade.

 

Como ela já tinha vasta experiência como corretora de imóveis na época em que trabalhava em Bordeaux, ela é contratada.

 

Não demora muito para Camille olhar para ela com olhares sexuais. Inicialmente, ela repele o assédio, mas depois percebe que ele é uma pessoa bacana e passa a ser mais flexível. Os dois acabam se envolvendo romanticamente e sexualmente também. Paralelo a isso, Emile conseguiu um emprego como garçonete e mantém uma relação de amizade com Camile. Em uma ocasião, ele a convida para uma festa para conhecer sua nova namorada, Nora. A percepção de Emile sobre Nora é que ela é uma pessoa frígida que não consegue ter orgasmos com Camile, o que é verdade.

 

Concomitantemente a essa história, Nora busca contato com a garota de programa que ela se assemelha, e ela começa a pagar chats privativos só para ter com quem conversar e explicar toda a situação em que foi subestimada. No começo, a conversa era paga, mas depois as duas passaram a se falar gratuitamente por Skype conforme a amizade recíproca foi surgindo. Fica nítido o interesse entre as duas. Nora assiste aos filmes eróticos de Amber insistentemente para admirar sua beleza. Como seu relacionamento atual com Camile não está indo muito bem em termos sexuais, ela tenta replicar com ele as técnicas que vê nos filmes pornográficos. No entanto, a química entre eles inexiste, e dois acabam terminando definitivamente.

 

Por fim, a vida sexual de Emile, a chinesa, vai muito bem, pois ela se cadastrou em um site especializado em encontros íntimos. Ela mantém-se amiga de Camile e fala sobre todo seu êxito erótico para ele. E agora é a vez dele de se sentir meio enciumado.

 

Na ocasião em que a avó de Emile morreu, ela convidou Camile para o enterro, deixando bem claro que se ele comparecesse era um sinal de comprometimento da parte dele; se não fosse, estava tudo acabado entre os dois. Minutos antes do enterro, Camile liga para Emile e repete para ela insistentemente que a ama.

 

E a Nora nessa história toda? Vocês me perguntam. Ela finalmente marcou um encontro com a Amber Sweet pessoalmente. E quando ela a vê pela primeira vez, a emoção é tanta que as pernas dela ficam bambas e ela cai. Amber a levanta do chão, quando Nora pede que ela a beije e as duas se beijam loucamente. E é isso. Todos os envolvidos se deram bem no final.

 

Achei o filme muito pouco verossímil em muitos aspectos. Por exemplo, o fato de Camile ter procurado um apartamento para morar, sendo que seu amigo já era dono de uma imobiliária. Por que ele não procurou um apartamento com este amigo? E depois ele ainda passar a ser corretor de imóveis além de professor, tudo para ajudar no encaixe da história.
 

Outra lacuna é o fato de confundirem a Nora com a atriz erótica, mas a Amber tinha diversas tatuagens, ao contrário da Nora. Será que esse argumento não seria mais do que suficiente para fazer os outros acreditarem que elas não se tratavam da mesma pessoa?
 

Bom, é por todas essas lacunas que digo que, apesar do filme tratar sobre relações humanas e de um assunto tão premente como a busca do amor, eu o achei apenas razoável. Eu daria nota 6,5. E esse meio foi porque eu gostei das cenas mais picantes.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 24/01/2024
Código do texto: T7983491
Classificação de conteúdo: seguro