A SOCIEDADE da NEVE
Sempre gostei dessas histórias de seres humanos sobrevivendo a tragédias em lugares ermos, mesmo que sejam só ficção, como o filme "Náufrago" ou o livro "Senhor das Moscas". "
A Sociedade da Neve" é uma história real e impactante sobre um time de rúgbi que fretou um voo para o Chile, mas tragicamente o avião acabou caindo nos Andes, num terreno inóspito onde a vida dificilmente vingaria.
O filme mostra a luta dos sobreviventes contra a natureza e contra si mesmos, a forma como se organizaram, além dos dilemas morais do que é preciso fazer para sobreviver, como ingerir carne humana, mas o filme é cuidadoso em não mostrar explicitamente essas cenas de canibalismo.
O fato de ser uma história real torna tudo mais comovente, a ideia de que pessoas reais passaram por essa situação, e a reflexão do sentido de tudo isso, das aflições que enfrentaram. Se há um poder organizador do universo, por que permitiria tamanho sofrimento a rapazes jovens e fortes, muitos dos quais faziam sua primeira viagem submetidos a essa situação? Por quê? Ao longo do filme, eles refletem sobre isso.
O filme também mostra o instinto que cada ser humano tem, ou melhor, cada ser vivo tem, de preservar sua própria vida custe o que custar. Demonstra como o ser humano é uma máquina de sobrevivência nas situações mais adversas e inimagináveis.
Apesar do cenário desértico e branco, o filme oferece imagens muito bonitas e impactantes, com uma linda fotografia. Confesso que quase duas horas e meia de filme foram um pouco cansativas. Por volta de uma hora e meia, já estava meio embotado, mas a narrativa final, pensando que a história é verdadeira, vale a pena. Mesmo sabendo que há momentos que devem alinhar ficção.
Mas será que houve sobreviventes no final? Vale a pena acompanhar o filme para descobrir.