O “Polêmico” Saltburn

Fiquei em dúvida se falaria desse filme neste meu espaço literário que preza pelo recato. Este filme tenta chocar por algumas cenas fortes. Tenho em mente duas: uma envolvendo sangue e outra terra, são relações sexuais incomuns, digamos assim. Apesar disso, o filme me surpreendeu, principalmente pelo final e pela maneira como foi desenvolvido.

Ao longo do filme, é possível ter alguns insights do que poderia acontecer. A princípio, parece que o enredo seguirá apenas mais um romance clichê, com um garoto desolado se apaixonando por um hetero descolado ao ponto da obsessão, numa estética à la Gossip Girl. No entanto, o filme entrega mais do que isso.

O ambiente aristocrático retratado em Saltburn me pareceu grosseiramente falso também. O estilo da família de Saltburn mais parece de classe média que de repente ganharam um prêmio na Mega-Sena. Não vou me prolongar no enredo para evitar spoilers, mas este filme poderia muito bem se chamar "O Parasita", como o excelente filme coreano.

Embora o filme esteja sendo chamado de polêmico, para mim, parece que só quis chamar atenção de maneira exagerada. Uma pena, pois com mais sutileza poderia destacar a história. Gostei das dicas que o filme dá sobre a personalidade de Oliver e da ausência do clichê de festas universitárias e bebedeiras em Oxford, não se tratando de um romance adolescente, vida que abomino, talvez por desconhecê-la.

No geral, o filme me surpreendeu, especialmente pelos aspectos psicológicos das personagens e pelos comentários ácidos tecidos ao longo do filme. As cenas de nudez e sexualização parecem ser mais um artifício para chamar atenção e gerar debate. Estão falando em Oscar para ele? Essa premiação já perdeu tanta credibilidade para mim que não me surpreenderia se ganhasse, mas acho difícil considerando que o Oscar procura premiar só histórias com protagonistas redentores, como foi o caso de "O Regresso" para Leonardo DiCaprio, embora não tenha sido nem de longe sua melhor atuação, perdendo para "O Lobo de Wall Street", por exemplo, mas que não oferecia a história redentora tão buscada pelo Oscar.

Não sei vocês, mas fiquei satisfeito com essa resenha do filme que fiz, pois dessa vez não dei nenhum spoiler significativo.

Dave Le Dave II
Enviado por Dave Le Dave II em 31/12/2023
Reeditado em 31/12/2023
Código do texto: T7965613
Classificação de conteúdo: seguro