O épico histórico "Ivanhoé"

 

O ÉPICO HISTÓRICO “IVANHOÉ”

Miguel Carqueija

 

“Ivanhoé” originalmente é um romance histórico do autor britânico Sir Walter Scott, do século XIX, e que não cheguei a ler (nota em 23/10/2023: de lá para cá já li). A adaptação cinematográfica de Pandro S. Berman apresenta altos e baixos mas merece ser assistida, inclusive pelo tema musical retumbante de Miklós Rózsa, conhecido e apreciado músico de cinema.

Scott conta a história de Wilfrid de Ivanhoé, cavalheiro inglês fictício que busca um meio de libertar o Rei Ricardo Coração de Leão, que ao regressar de uma cruzada foi sequestrado pelo rei austríaco e este passou a exigir um valor de resgate que o irmão de Ricardo, o Príncipe John, não se dispôs a pagar.

No filme Ivanhoé (Robert Taylor) indispôs-se com o próprio pai para levar avante uma campanha, obtendo dinheiro de banqueiros judeus para impedir os planos usurpadores de John. Robin Hood intervém na trama, como era de se esperar. Curiosamente ele não é identificado com esse título, mas como Locksley, que consta ser o seu nome civil (Robert Locksley). Robin Hood comanda um grande ataque de arqueiros ao castelo onde Ivanhoé fôra feito prisioneiro, numa sequência bem movimentada.

A História nos atesta que, mesmo tendo retornado o Rei Ricardo, posteriormente, com sua morte, o Príncipe John foi mesmo entronizado, sendo assim derrotada a oposição de Robin Hood, Ivanhoé e quejandos — fato que os filmes com esses heróis preferem omitir. Dizem que, se a lenda é mais bela que a história, deve-se contar a lenda.

IVANHOÉ – Estados Unidos, Metro Goldwyn Mayer, 1952, 106 minutos. Produção: Pandro S. Berman. Direção: Richard Thorpe. Roteiro: Noel Langley, com base no romance de Walter Scott.

ELENCO:

Ivanhoé.......................................Robert Taylor

Rebecca........................................Elizabeth Taylor

Rowena.........................................Joan Fontaine

De Bolis Guilbert............................George Sanders

Locksley (Robin Hood)...................Harold Warrender

Wanda...........................................Emlyn Williams

Rei Ricardo....................................Norman Wooland

Príncipe John.................................Guy Rolfe

 

Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2017