Os Três Patetas em bolhas, bolhas e mais bolhas

 

 

OS TRÊS PATETAS EM BOLHAS, BOLHAS E MAIS BOLHAS

Miguel Carqueija

 

Título original: Bubble trouble. EUA, Columbia Pictures, 1952. Produção e direção: Jules White. Roteiro: Jack White. Fotografia: Ray Cory. Argumento: Felix Maler. Com Moe Howard, Larry Finney, Shemp Howard, Emil Sitka, Christine Mc Intyre.

 

Assistir esse episódio em média metragem dos Três Patetas (The three stooges) é desanimador, tal a tosquice da história, pior até que as comédias mudas de pastelão, sem pé nem cabeça, com os personagens se agredindo a toda hora. Aqui nós temos a formação com os irmãos Moe e Shemp Howard e mais o Larry Finney. Que é, pelo que eu sei, a formação original no teatro, antes do Curley. Quando Curley morreu o Shemp retornou.

Nesse filme a história dificilmente poderia ser mais boba. Os Três Patetas têm uma farmácia e são pressionados pelo senhorio, um velho rabugento. Ele ameaça os três por causa do atraso no pagamento e pior, está expulsando sua velha esposa de casa (por estar velha). Aí o Shemp tem a “brilhante ideia” de inventarem uma poção de juventude para a mulher (Christine Mc Intyre) e eles inventam — como se fosse a coisa mais simples do mundo. Aí ela se torna uma garota linda, vem o marido e toma também a poção (que parece mais uma pasta) e vira um macaco — uma fantasia horrível. Como é que uma poção iria funcionar diferente a esse ponto, conforme seja em homem ou em mulher?

Além disso a trama é desencontrada, com a cena das bolhas que deu título ao episódio e nem tem grande importância, e a esposa do senhorio desaparece inexplicavelmente na sequência final, onde Moe, engolindo inadvertidamente a poção, também se transforma em macaco porém sem fantasia, só com trejeitos.

Tem quem ache graça, mas o argumento desse episódio é bem ruinzinho.

 

Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2023.