RAZÃO E SENSIBILIDADE (1995)
Poucos são os filmes que conseguem manter a essência dos livros que serviram como base de adaptação. É o caso de Razão e Sensibilidade de 1995. Com um elenco de nomes renomados e rostos familiares que fizeram a infância/adolescência de muita gente, Razão e Sensibilidade nos cativa com suas personagens experienciando as intempéries da vida doméstica, trazendo para o telespectador reflexões acerca das vivências e relações sociais da época. A trama nos traz duas personagens centrais que são a personificação cada qual do título que o filme carrega; Elinor, contida e reservada. E Marianne, dada às paixões e emoções desenfreadas sem restrição alguma.
Razão e Sensibilidade é além de tudo uma lição de vida, que nos faz perceber que uma qualidade sem a outra se torna uma qualidade desarmoniosa com potencial de gerar prejuízos que poderiam ser evitados.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Ang Lee
Elenco: Emma Thompson, Kate Winslet, Hugh Grant, Alan Rickman
Título original: Sense and Sensibility
Gênero: Drama, comédia
P.S: Faço um adendo aqui para honestamente recomendar a leitura do livro que leva o mesmo título, da amabilíssima autora Jane Austen. Um livro que possui um caráter tão abundantemente reflexivo, inteligente e sensível (com moderação) somente trará benefícios para quem lê-lo.