Usagi Tsukino (Sailor Moon) é a heroína do Amor e da Justiça, a Princesa da Lua Branca, diferente de todas as heroínas e todos os heróis da ficção. Seus grandes olhos, na linguagem dos animês (animações japonesas) simbolizam a pureza de caráter.

 

RESENHA PARA A PROMESSA DA ROSA

Miguel Carqueija

 

A PROMESSA DA ROSA (Sailor Moon R Movie) – Japão, 1993, Toei Filmes.

O subtítulo significa o longo de cinema (movie) relacionado com a fase R (Retorno de Sailor Moon) do seriado de televisão.

Produção executiva: Tsutomu Tomari. Roteiro: Sukehiro Tomita. Música de Takanuki Arisawa. Direção de Kunihiko Ikuhara. Direção de animação: Kazuko Tadano.

Criação original em mangá e supervisão de Naoko Takeushi.

 

Reunião das "sailors".

 

Após a morte de Walt Disney, em 1966, a liderança da animação cinematográfica aos poucos passou para os japoneses. Atualmente eles fazem as melhores animações do mundo, em qualidade estética e conteúdo.

“A promessa da rosa” é uma fantasia mística dentro do universo de Sailor Moon, a Princesa da Lua, que existe há milhares de anos mas hoje vive incógnita, como a escolar japonesa Tsukino Usagi. Com suas companheiras, as também guerreiras “sailors” — Mercúrio, Marte, Vênus e Júpiter — elas levam uma vida normal quando a Terra não está em perigo.

Nesta história são feitas revelações sobre o passado de Usagi e seu noivo Mamoru Chiba, o Tuxedo Kamen (Mascarado de Fraque).

Ao perder os pais num desastre de automóvel, Mamoru, então com oito anos, é levado a um hospital gravemente ferido e lá trava conhecimento com um pequeno alienígena verde, Fiore, um órfão que viaja pelo universo numa bolha mágica, solitário e sem memória. Eles se tornam grandes amigos, porém o alienígena não podia viver muito tempo na atmosfera terrestre; ao se despedirem Mamoru lhe dá uma rosa de presente, e Fiore promete um dia voltar e trazer muitas flores em retribuição.

Anos depois Fiore retorna, trazendo porém um asteroide repleto de flores controladas pela Kisenian — a flor maligna que percorre a galáxia absorvendo energia dos seres vivos e devastando planetas inteiros. Possuído pelo poder da flor, Fiore pretende lançar do meteoro as sementes malignas sobre a Terra, aniquilando a vida humana e entregando o planeta à posse da Kisenian — ele apenas pretende poupar Mamoru, julgando-se com direito à posse de sua amizade.

Sailor Moon e as demais “sailors” têm de se mobilizar para salvar a Terra e Mamoru, teleportando-se ao asteroide.

A construção da personagem Sailor Moon é especialíssima, e apesar de seu imenso poder sobrenatural ela não gosta de lutar, e muitas vezes utiliza apenas o poder do seu amor por todos e pelas pessoas de seu círculo. Essa “transmissão de amor” da Sailor Moon a torna uma heroína diferente, avessa à violência, disposta com frequência a se sacrificar, sendo portanto o oposto de muitos super-heróis, inclusive diversos japoneses, como os Cavaleiros do Zodíaco, cujas histórias se baseiam na brutalidade.

Sailor Moon representa uma mensagem de bondade muito rara na mídia, ela inspira veneração às próprias companheiras que, neste episódio, têm oportunidade de manifestar seus motivos para amá-la: “Ela nos deu algo incomparável” (Sailor Mercúrio); “Se não tivéssemos conhecido Sailor Moon, hoje estaríamos sozinhas” (Sailor Marte). E quando ela parece morrer, Sailor Vênus declara: “Nós perdemos o que tínhamos de mais valioso”. Esta exaltação da bondade é a principal característica da série Sailor Moon, e bem sublinhada no episódio de longa-metragem “A promessa da rosa”.

 

(Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2012.

 

Invocando o poder do Sagrado Cristal de Prata.

 

Nota: pelo caminho abaixo você pode assistir uma rápida vinheta do grandioso filme de animação de Naoko Takeushi A PROMESSA DA ROSA:

 

https://www.youtube.com/watch?v=UqCzWMw92M8

 

 

Cena antológica de "A promessa da rosa": Sailor Moon enfrenta Fiore usando apenas o poder do amor: "Do que você tem medo?", pergunta ela. Há dois significados no título da animação: o primeiro, mais evidente, refere-se à rosa que um menino (Mamoru) deu a outro (Fiore) e este prometeu voltar um dia trazendo muitas flores em retribuição. O segundo significado: a rosa, a flor, é a própria Sailor Moon, que prometeu proteger a todos.