Justiça Vermelha
Inspirado no livro "O Processo", romance do escritor checo Franz Kafka, "Justiça Vermelha" é um filme de drama e suspense que conta a história de um advogado americano acusado de assassinato de uma mulher chinesa, com quem se envolveu romanticamente.
É um filme intrigante que consegue captar perfeitamente a essência claustrofóbica do citado livro. O referido advogado americano, de repente, se vê no centro de um pesadelo na China, acusado de um assassinato que ele jura a todo momento não ter cometido. Inicialmente, é estabelecido o clima de mistério e suspense que permeia todo o filme. A atmosfera sombria e sufocante é construída de maneira habilidosa, transmitindo ao espectador a sensação de angústia e insegurança que o protagonista está vivenciando.
O medo e a desesperança do personagem principal diante das acusações que parecem impossíveis de se livrar são sentidas por quem assiste. A narrativa é conduzida com flashbacks e saltos temporais que adicionam camadas à história e mantêm o espectador intrigado.
O longa-metragem em questão explora tanto a paranoia do protagonista quanto a do sistema judiciário chinês de forma brilhante e reflete uma crítica político-social contundente. É um verdadeiro “passeio” intenso pelo sistema judiciário repressivo, opressivo e violento da China.