Perfume: A História de um Assassino
Baseado no romance escrito por Patrick Süskind, um escritor alemão do movimento literário pós-modernismo, "Perfume: A História de um Assassino" é um filme de suspense e drama dirigido por Tom Tykwer lançado em 2006. Explora a história de Jean Baptiste Grenouille, um jovem com um olfato extraordinário que se torna obcecado extrair o aroma perfeito.
A trama se passa na França do século XVIII e retrata o percurso de Grenouille em busca do perfume supremo, que o levará a alcançar o poder de subjugar qualquer pessoa. Durante sua jornada, ele aprimora suas habilidades de destilação e começa a assassinar jovens mulheres para extrair seus aromas. Sua fixação o leva a buscar o perfume final, feito a partir do aroma de virgens.
O filme aborda temas como a obsessão, a busca de sentido na vida e até mesmo a natureza desumana presente nas pessoas. Grenouille é apresentado como um personagem amoral e distante dos padrões normais de comportamento. Através de sua jornada, a história levanta questionamentos sobre a beleza, a essência humana e a moralidade.
A ambientação e os visuais são marcantes, retratando a sujeira e decadência da sociedade parisiense da época.
Jean Baptiste Grenouille parecia carregar uma maldição consigo desde o seu primeiro dia de vida: todo aquele que o deixa, de alguma forma acaba morrendo, a começar pela sua genitora que o abandonou minutos após dar à luz. Ao ser descoberta, foi acusada por populares de tentar matá-lo, sendo condenada por infanticídio e executada numa forca.
Com a morte de sua mãe, Jean Baptiste é levado a um orfanato e lá convive com outras crianças até os treze anos de idade, quando é vendido pela monitora a um curtidor e passa então a trabalhar como aprendiz, no curtume. Assim que foi vendido, a monitora do orfanato foi vítima de latrocínio após ser assaltada por dois ladrões.
Trabalhou duro durante sua estada no curtume e sua vida começou a mudar quando foi mandado pelo curtidor ao laboratório do perfumista Giuseppe Baldini fazer uma entrega. Foi lá que Jean Baptiste percebeu a possibilidade de aprender a arte de extrair a essência, os nomes das substâncias usadas na criação e produção de perfumes e desenvolveu e melhorou a fórmula de perfume amor e psiqué, do seu concorrente Antoine Richis, superando-o, depois que fez sua primeira vítima, matando uma virgem vendedora de frutas asfixiada.
O perfumista Baldini, fascinado com o dom de Jean Baptiste, o comprou do curtidor que, embriagado, caiu da balaustrada, batendo com a cabeça no chão, indo parar no rio e levado pelas águas, morto.
Depois de tornar o seu mestre Giuseppe riquíssimo com as fórmulas desenvolvidas, este lhe liberou para que fosse estudar em Grasse, capital mundial dos perfumes. Cumprindo-se a maldição que acompanha Jean Baptiste, o perfumista foi dormir e não mais acordou, pois o prédio inteiro, onde estava instalado o laboratório e a casa onde morava explodiu causando-lhe a morte. A partir daí, o engenhoso aprendiz de perfumista, obcecado pela busca do melhor perfume faz sua segunda vítima matando uma prostituta para extrair o seu cheiro. Optando pelo aroma das virgens, causa pânico e terror na população com os assassinatos em série, cujas vítimas são sempre mulheres jovens e virgens que compõem a elite francesa. Grenouille assassinou vinte e quatro mulheres.
Quando enfim capturado, Jean Baptiste Grenouille é julgado, sendo considerado inocente ao hipnotizar a todos com o perfume criado com a extração da essência de treze mulheres virgens. Livre pelas ruas, Grenouille lançou sobre si o perfume que criara e morreu comido por um grupo de pessoas moradoras de rua famintas.
A trilha sonora do filme, composta por Tom Tykwer, Johnny Klimek e Reinhold Heil, é melancólica, sombria e perturbadora. Provocativo, o longa-metragem "Perfume" explora os limites da natureza humana e desafia o espectador a refletir sobre o poder do olfato, o significado da beleza e como ambos podem moldar a história de uma pessoa.