Jeca Tatu de Mazzaropi

JECA TATU DE MAZZAROPI

Miguel Carqueija

 

Mazzaropi é um nome especial da cinematografia brasileira, e atualmente tem muito prestígio e passa com frequência na televisão.

“Jeca Tatu” é uma preciosidade e também uma homenagem a um personagem de Monteiro Lobato. Sendo o produtor (PAM=Produções Amácio Mazzaropi) e o ator principal de seus filmes, pesa mais que o diretor, embora este seja também o roteirista.

Mazzaropi faz sempre um tipo semelhante: o roceiro espontâneo, que não tem papas na língua, diz o que pensa mas é humano e possui um código de ética e senso de justiça bem definidos. E há sempre uma moralidade elevada.

Aqui vemos o Jeca com sua família (a esposa, a filha jovem e dois filhos pequenos) vivendo na penúria, num casebre, e passando problemas com a vizinhança: o mau caráter que quer casar com a Marina (a filha do Jeca), mas esta quer casar com o Marcos, filho do Giovani, que para complicar é desafeto do Jeca. E muita coisa começa a acontecer em torno desse esquema. Parte da ação se transfere para São Paulo (capital).

Os filmes de Mazzaropi também costumam apresentar números musicais, o que já configura uma curiosidade saudosista. Em “Jeca Tatu” podemos assistir Lana Bittencourt, os irmãos Toni e Celly Campello, e Agnaldo Rayol; além disso o próprio Mazzaropi sempre dá uma de cantor.

Também está presente um humor sutil bem típico do comediante. Por exemplo, sendo paupérrimos, Jeca e toda a sua família: esposa, filha e os dois filhos menores, andam todos descalços. Na parte final porém, depois que a vida mudou e passaram a prosperar, até a galinha está de sapato.

“Jeca Tatu”, como é habitual nas películas de Mazzaropi, é uma comédia dramática. Algo, portanto, numa linha tipo Chaplin ou Cantinflas: o protagonista humilde e humano.

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2023.

 

 

FICHA TÉCNICA:

Pam Filmes, Brasil, 1959. Produção: Amácio Mazzaropi. Direção e roteiro: Milton Amaral. Canções: Ave Maria no morro (Vicente Paiva e J. Redondo), com Lana Bittencourt; Tempo para amar (Fred Jorge e Mário Genari Filho), com Toni e Cely Campello; Estrada do Sol (Tom Jobim e Dolores Duran), com Agnaldo Rayol; Fogo no rancho (Elpídio dos Santos e Anacleto Rosa), com Mazzaropi; e Pra mim o azar é festa (João Izidoro Pereira e Ado Benatti), com Mazzaropi. Duração: 95 minutos. Em preto-e-branco.

Elenco:

Mazzaropi...............................Jeca

Geny Prado.............................Jerônima

Roberto Duval.........................Vaca Brava

Nicolau Guzzardi.....................Seu Giovani

Nena Viana..............................Dona Baratinha

Marlene França.......................Marina

Francisco di Franco..................Marcos

Miriam Rony............................Tina

Pirolito.....................................Dr. Felisberto