A casa dos gerânios

 

A CASA DOS GERÂNIOS

Miguel Carqueija

 

Resenha do filme italiano “A casa dos gerânios”. Solaris International, Itália/Alemanha/Espanha, 2004. Título original: “Peperoni ripieni e pesci in faccia” (Pimentão recheado e peixe na cara). Direção: Lina Wertmüller. Produção: G. Adriano e Guglielmo Arie. Roteiro: Umberto Marino, Elvio Porta e Lina Wertmüller. Fotografia: Beppe Lanci.

Elenco e personagens:

Sophia Loren.............................Maria

F. Murray Abraham...................Jeffrey

Caspar Zafer...............................Francesco

Carolina Rosi..............................Miriam

Silvia Abascal..............................Nelly

Elio Pandolfi................................Melino

Moira Grassi................................Elena

Angela Pagano.............................Assunta

Emiliano Coltorti..........................Marco

 

 

Interessante comédia de costumes onde brilha o talento de Sophia Loren. É a história de uma família que vive na “costa amalfitana” da Itália (eu não conhecia). Loren é Maria, casada com Jeffrey, ex-jornalista e agora pescador. Eles se amam mas estão brigados e Jeffrey está dormindo no barco. Aí vão chegando os filhos e noras, a filha está grávida e não sabe de quem, um dos filhos é abandonado pela esposa que quer seguir vida artística e abandona as próprias crianças, outro é casado mas, escritor famoso, é perseguido por uma amante ocasional mas terrivelmente apaixonada. Para piorar Maria encontra uma carta de amor que Jeffrey escreveu para um amigo oferecer à amada... e pensa que Jeffrey a está traindo.

Uma porção de quiproquós que de um jeito ou de outro irão se acertando.

Os personagens são muitos e é um pouco difícil entender a trama, porém eu assisti duas vezes e acabei entendendo. É razoável mas não é nenhuma obra-prima. E é um dos casos raros em que o título colocado no Brasil é muito melhor que o original.

 

Rio de Janeiro, 17 de maio de 2023.