PONTE PARA TERABÍTIA (2007)

××××××××××××××××××××××

Filme: Ponte para Terabítia (2007)

Direção: Gábor Csupó

Elenco: AnnaSophia Robb, Josh Hutcherson, Robert Patrick, Zooey Deschanel, Bailee Madison.

Gênero: Infantil, Drama, Fantasia

• RESENHA:

O filme que se tornou um queridinho para muitos amantes do cinema, e deixou muitos de coração quebrado.

A produção acompanha Jesse e Leslie em uma jornada regada de criatividade e imaginação. A ponte? Uma corda que os leva para outra parte de uma floresta, onde eles se aventuram em seu refúgio de fantasia, com direito a trolls, seres fantásticos e uma casa na árvore. É esse mundo fantasioso criado pelos dois que os ajudam a lidar com a rotina de intrigas escolares e problemas familiares. Duas crianças tentando se enquadrar em suas realidades. E a arte, a imaginação, sendo aliadas amigas.

• MINHAS IMPRESSÕES (SPOILERS!): 

O filme me cativou desde o início. 

É interessante o quanto um filme produzido para o público infantil pode te deixar com um sentimento agridoce no final.

Nos dois primeiros atos é encantador testemunhar a amizade que floresce entre Jesse e Leslie , ao mesmo tempo em que tentam da melhor forma lidar com suas rotinas. Nós nos sentimos até parte da adorável amizade dos dois, parece que embarcamos juntos em suas aventuras imaginárias.

Infelizmente, esse mundo de maravilha perdura apenas após poucos minutos iniciais do terceiro ato, até… De fato, reticências. Pois é a maneira mais próxima que posso expressar como me senti com aquele fatídico acontecimento.

Mas apesar do infortúnio, admiro como o roteiro trilhou os minutos finais. Eu esperava que Jesse entrasse em algum ciclo de negação (de certo, ele teve seus momentos de luto que dão a impressão de terem se passado tão brevemente, mas abrimos exceção). Digo que, como o filme tem essa temática pautada na  fantasia, esperei que Leslie aparecesse como uma espécie de aparição reconfortante nas vezes em que Jesse voltasse ao refúgio deles. E isto não aconteceu. Acredito que tenha sido melhor dessa forma, para mostrar ao público um pouco do amadurecimento de Jesse em relação a perda da melhor amiga.

Pois, acredito que era essa uma das mensagens que queriam transmitir no filme: Ok, sim, certo. Tudo bem fugirmos um pouco da nossa realidade, mas também devemos manter os pés no chão. Discernir o momento que podemos nos refugiar nos sonhos e fantasias, e saber quando se deve enfrentar a realidade.

Além disto, a produção nos deixa com a reflexão de aproveitarmos ao máximo os momentos ao lado daqueles que nos são especiais. Afinal, nunca saberemos quando será a última vez que teremos a oportunidade de tê-los ao nosso alcance.

Para finalizar, um simples adendo: Ah, aquela maldita corda arrebentada… Leslie é uma personagem fictícia, mas juro que dentro do meu coração ela é tão, tão real. Não consigo não sentir uma terna empatia e afeição por ela. Definitivamente, não merecia aquele destino, mas foi necessário para a reflexão que o filme quis transmitir.

Ansyel Violet
Enviado por Ansyel Violet em 20/05/2023
Reeditado em 14/10/2023
Código do texto: T7793025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.