O Coelho Osvaldo e a torta
O COELHO OSVALDO E A TORTA
Miguel Carqueija
Resenha do desenho animado de curta-metragem (8 minutos) “Weary Willies”. Universal e Winkler Productions, EUA, 1929. Em preto-e-branco e mudo. Produção: George Winklen. Direção: Isadore Freleng. Música: Bert Fiske. Da série “Oswald, the lucky rabbit”.
O Coelho Osvaldo — ou Oswald, “the lucky rabbit” (o coelho sortudo) segundo consta foi criado por Walt Disney e Ub Iwerks, que chegaram a realizar uns 27 títulos do personagem. Em 1928, porém, os distribuidores de Nova Iorque tomaram o personagem de Walt Disney, num episódio pouco compreensível — aparentemente, embora sendo o criador, Walt não detinha os direitos. A produtora de George Winkler continuou com o personagem mas sem Disney e Iwerks. Em 2006, portanto 40 anos após a morte de Walt, a empresa Disney recuperou os direitos de Oswald.
“Weary Willies”, com direção de Isadore Freleng, tem como tradução “Os Willies cansados”. Confesso que não sei explicar esse título, provavelmente alguma gíria ou trocadilho intraduzível. A data é 1929. O Coelho Osvaldo é bem feio e tosco, mas posteriormente, quando passou a ser produzido por Walter Lantz (o criador do Pica-pau) adquiriu traços mais “fofinhos”. Bem, o cenário todo é tosco, com paisagens vazias vistas durante perseguições. É igual aos pastelões de imagem real do cinema mudo de Mack Sennett, por exemplo.
Osvaldo desce de um trem, onde viajava clandestinamente, é perseguido por um guarda, depois faz amizade duvidosa com um urso, que faz lembrar o João Bafodeonça de Walt Disney, que naquele tempo usava uma perna de pau (não sei como foi que cresceu perna nele depois). Acho até que não se trata de urso mas do Bafodeonça mesmo (o Big Pete, era seu nome original). Talvez o Winkler tenha aproveitado os traços do personagem, cuja criação data de 1925.
Há uma cena de roubo de galinha assada, um cão de guarda que persegue Osvaldo, ele e seu amigo terminam na estrada sem se alimentarem. O desenho deriva muito para o surrealismo. O coelho aparentemente é carnívoro. Quanto a roubarem a torta... não é muito edificante.
Hoje em dia tais desenhos mudos nos parecem grotescos, mas para a época eram bem criativos. Foi Walt Disney, que colocou uma escola de arte em seu estúdio, quem mais aperfeiçoou as técnicas de animação.
Rio de Janeiro, 9 de abril de 2023.