"HOMENS DE HONRA"
O filme "Homens de Honra", aborda a temática de descriminação racial, fato comum na década de 40 nos Estados Unidos.
Tem como reflexão as experiências que vivenciamos em nosso cotidiano, enfatizando nossas fraquezas e limitações. Através do enredo absorvemos a informação de que precisamos ter de garra, humildade, força e vontade de vencer em meio a adversidade.
Notamos que o personagem principal se coloca em um ambiente totalmente diferente da onde sempre viveu, precisando superar limites e acima de tudo, de maneira mais afinca por ser negro, onde o racismo é totalmente evidenciado e colocado como fato principal de suas dificuldades.
Quando resolve mergulhar no mar em um dia ditado como inapropriado, acaba sendo preso. Contudo, devido a sua astúcia e agilidade em água, acaba sendo observado e se torna um nadador de resgate, parte fundamental da equipe da marinha.
Ao ingressar na marinha com cargo de tamanha importância, um instrutor de mergulho áspero e tirânico que tem absoluto poder sobre suas decisões, acaba perseguindo do pobre rapaz, que precisa superar limites e estar sempre em evidência para ser o melhor, e é lutando contra as burocracias e preconceitos do meio militar, que o jovem não desiste de seus sonhos e com um ato de coragem, foco, determinação e garra, consegue enfim alcançar seus objetivos.