DRIVE (2011)
╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴
Título: Drive
Ano: 2011
Direção: Nicolas Winding Rfn
Elenco: Ryan Gosling, Carey Mulligan, Oscar Isaac, Bryan Cranston
Gêneros: Ação, Suspense
╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴╴
▪︎RESENHA:
"Nem todos os heróis vestem capa", essa frase poderia servir para resumir Drive, e ainda assim, não faria justiça para a obra magistral que foi criada.
No longa, Ryan Gosling traz vida à um dos personagens que no decorrer dos anos vêm se tornando um ícone cult dentro da cultura cinematográfica. Driver, ou o motorista, ou até mesmo, o piloto. Sim, é dessa maneira a qual ele é chamado ao longo do filme, não tem seu nome revelado, tornando o personagem ainda mais enigmático do que já é. Ninguém conhece seu passado, nem mesmo é apresentado a nós, telespectadores.
Apenas sabemos que ele vive uma vida dupla. Durante o dia, atua como dublê para produções de Hollywood, e à noite, como piloto de fuga para assaltantes que lhe contratam. E como se não bastasse que seus serviços oferecidos durante a noite fossem perigosos o suficiente, ele, um lobo solitário, envolve-se com Irene (Carrey Mulligan), vizinha de seu apartamento. O mundo solitário dele de repente se vê com mais alegria e sentido agora, com a presença adorável de Irene e o filho da mesma.
Esses dois parecem ser os únicos elementos inofensivos da trama, mas logo isso mudará. 'Driver' recebe a notícia de Irene que seu marido estará saindo da prisão em poucos dias. Entra em cena Standard (Oscar Isaac), um sujeito problemático envolvido com um pessoal barra pesada. A partir daí, nosso piloto se vê numa espiral de problemas que no final poderão prejudicar as duas únicas pessoas que ele tinha começado a prezar.
O passado dele não é revelado, porém, pelas atitudes e comportamentos tomadas nos próximos minutos finais, dão evidências de que ele conhece e, sabe melhor do que ninguém como lidar com o submundo de criminalidade surgido durante a trama.
No final de tudo, driver, é o herói que salva o dia.
▪︎MINHAS IMPRESSÕES:
Meu único arrependimento em relação a esse filme foi não ter assistido quando foi lançado nos cinemas. Uma obra visualmente tão bela quanto Drive merece ser vista em tela máxima. É notável a influência que Taxi Driver, de Martin Scorsese, teve em Nicolas Winding ao dirigir o longa.
A cena de abertura talvez seja uma das mais brilhantes que já tive o prazer de testemunhar. Junto da trilha sonora incrível, o belíssimo visual , o incrível roteiro e estilo neo noir, Drive vai fazer você se apaixonar pela trama e por toda sua produção. Não exagero quando digo que é um dos melhores filmes que já assisti.
Onde assistir: disponível na Netflix.