Sango, a caçadora de youkais, montada na leal Kirara e portando seu bumerangue de combate. Quando pega nessa arma, Miroku fica espantado com seu peso.
O amor que transcende o tempo: o romance de Kagome e Inuyasha
O AMOR QUE TRANSCENDE O TEMPO: O ROMANCE DE KAGOME E INUYASHA
Miguel Carqueija
Este desenho de longa-metragem (1 hora e 40 minutos!) é simplesmente maravilhoso pelo grau de sentimento que apresenta, especialmente entre Inuyasha e Kagome. Nos primeiros tempos da série é onde mais claramente se percebe o amor que, embora pouco explicitado, une os dois personagens.
Curiosamente o Naraku, o grande inimigo de Inuyasha, foi posto de lado, não aparece e nem sequer é mencionado. Em seu lugar surge um demônio chinês, Menomaru, filho (?) de outro chamado Hyouga, que havia sido derrotado e sepultado há 200 anos pelo pai de Inuyasha e Sesshoumaru.
(Entre parênteses: a tradução que muitas vezes dá como “demônio” certos personagens refere-se na verdade a “youkais”, seres fantásticos do folclore japonês; acredito que o termo “youkai” não deveria ser traduzido por falta de palavra correspondente em português. Muitos são bons, não correspondendo portanto ao conceito ocidental e médio-oriental de “demônio”.)
Comparecem personagens tradicionais do seriado: Shippou, Sango, Kirara e Miroku, companheiros de aventuras de Inuyasha e Kagome; Sesshoumaru, com Ringo e Jaken; a pulga-youkai Myouga, e a “miko” (sacerdotisa xintoísta) Kaede; além de, no futuro, a família de Kagome: avô, mãe, irmão e gato. E finalmente a mulher-espectro, Kikyou.
No caso de Sesshoumaru, sua presença é praticamente dispensável: ele não reage à situação, como se não fosse atingi-lo. É uma ponta solta na história.
Cena de um episódio do seriado de tv. O amor é uma coisa misteriosa. Reparem o tamanho da cabeleira de Inuyasha.
O desenho é realmente emocionante. Quando o youkai Menomaru, de origem chinesa, busca liberar o poder de seu pai Hyouga, sepultado no Japão há 200 anos, uma grande batalha se travará. Parece que o passado sempre persegue o meio-youkai (hanyou) Inuyasha. Duzentos anos atrás forças chinesas atacaram o Japão e o poderoso youkai Hyouga seguiu essas forças.
(Em tempo, Inuyasha vive na Era Sengoku, há 700 anos.)
Miroku, o monge budista que tem na mão direita a terrível arma do buraco do vento (kazaana), que pode sugar os adversários lancando-os para a morte. Mas se ela crescer poderá destruir seu próprio dono.
Resenha da animação de longa-metragem “O amor que transcende o tempo” (Toki wo kueru omoi), de Rumiko Takahashi. Estúdio Sunrise, Japão, 2001. Roteiro de Katsuiyuki Sumisawa.
Elenco de dublagem original:
Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sango................................................................. Houko Kuwashima
Rin......................................................................Mamiko Noto
Jaken..................................................................Yuichi Nagashima
Sesshoumaru.....................................................Ken Narita
O duelo dos buracos de vento: a servidora de Menomaru enfrenta Miroku.
“A Árvore Sagrada. Aqui é onde encontrei Inuyasha pela primeira vez. Aqui é onde Kikyou e Inuyasha se encontraram pela última vez.”
(Kagome Higurashi)
“Kirara... vou pegar você de volta com certeza.”
(Sango)
“Você a odeia tanto assim? Aquela menina Kagome... ou está apenas testando os poderes dela?”
(Sesshoumaru para Kikyou)
“Eu preciso de você... você não entende?”
(Inuyasha para Kagome)
“Você deve ser você mesma.”
(A Sra. Higurashi para Kagome)
Quando Kagome realmente resolve agir, é melhor sair de baixo...
Pelo que eu entendi, quando a Joia de Quatro Almas foi estilhaçada e seus fragmentos se espalharam, um desses despertou Menomaru, que só pensou em obter o poder absoluto. Conseguiu a ajuda de duas mulheres-youkais, que com um feitiço conseguem controlar a Kirara — o fantástico animal voador de Sango — e uma delas, copiar a “kazaana” ou buraco do vento do monge Miroku (o buraco na mão, que consegue sugar coisas e seres vivos, poder tremendo em combate mas que representa um sério risco para quem o possui).
Menomaru calcula que somente a Tessaiga, a espada de Inuyasha, poderá quebrar o feitiço que mantém aprisionado o poder de Hyouga. Assim, o que ele faz é atrair Inuyasha para o local onde jaz o corpo morto de Hyouga — e um dos golpes da Tessaiga, brandida por Inuyasha (e só ele pode usar essa espada), libera esse poder.
A situação fica deveras complicada e piora quando a “miko” Kikyou, que agora é um fantasma materializado e cheio de ódio, empurra Kagome no Poço Come-Ossos para que ela retorne à sua época. O poder de Menomaru deflagrou um crescimento da “Árvore do Tempo” e suas raízes se estendem pelo poço, bloqueando a comunicação entre as duas eras.
Kagome, de volta ao século 21, enfrenta o desafio de transcender o tempo por amor a Inuyasha.
Com sua flecha de purificação, Kagome Higurashi abre caminho à força pelo Poço Come-Ossos, afastando as plantas invasoras, disposta a voltar à Era Sengoku para lutar ao lado de InuYasha.
Além do humor da história — as brigas entre Kagome e Inuyasha são engraçadas, bem como os cacoetes de outros personagens — há uma profusão de sentimentos, especialmente os da garota mística Kagome, que ama sinceramente Inuyasha. Este também ama Kagome, embora pouco demonstre os seus sentimentos. Inuyasha é marrento e seu primarismo faz o seu charme. Kagome talvez não compreenda de todo que Inuyasha não pode ter o mesmo refinamento de maneiras.
Atenção: a batalha final: Sango lutando com seu bumerangue gigante (o “hiraikotsu”) com uma das servas de Menomaru, e buscando recuperar Kirara, sob controle mental da inimiga; Miroku e a outra vilã, que copiou sua “kazaana”: um incrível duelo entre dois buracos do vento; Menomaru crescendo e usando o poder recém-obtido para sugar almas e completar sua transformação; Kagome jogada de volta ao futuro e lutando para voltar e dar suporte a Inuyasha, que já foi muito ferido em combate com o youkai chinês; finalmente, Kagome e Inuyasha lutando juntos, ela com suas flechas de purificação e Inuyasha com a Tessaiga, é uma longa e dramática sequência em que os heróis jogam tudo ou nada para salvar o Japão e derrotar o terrível inimigo.
Rio de Janeiro, 30 de janeiro a 1º de fevereiro de 2023.
Kagome e Inuyasha brigam, mas se amam.