Homem-Aranha

Há vinte anos chegava aos cinemas o primeiro filme de uma trilogia do Homem- Aranha, dirigido por Sam Raimi (Evil Dead), com um forte elenco que trazia Tobey Maguire como Peter Parker, Kristen Dunst como Mary Jane, Willem Dafoe como Norman Osborn, James Franco como Harry Osborn e J. K. Simmons como J. Jonah Jameson.

Ao lado de X-Men de Bryan Singer, o Homem-Aranha marcou uma nova era para os super-heróis da Marvel no cinema.

Ainda me lembro como hoje quando eu, na época com meus doze anos e fã de histórias em quadrinhos, fiquei emocionado ao conferir no cinema de minha cidade, em 2002, aquele filme do herói aracnídeo. Saí da sala de cinema impressionado e feliz por ver uma adaptação tão boa para as telonas de um personagem que eu gostava tanto de ler.

O filme mostra toda a trajetória de origem do herói, nos apresentando logo de início Peter Parker, um jovem nerd que vive uma paixão platônica por Mary Jane. Peter é o jovem que tira ótimas notas, mas tem uma grande dificuldade de interagir com as pessoas.

Ao visitar uma feira de ciências, nosso protagonista é picado por uma aranha geneticamente modificada, e ao acordar no dia seguinte nota que aquela aranha o transferiu super poderes, como escalar paredes, lançar teias, além de força e agilidade sobre-humana.

A princípio Peter Parker quer usar seus poderes para ganhar dinheiro indo a um vale-tudo, mas depois de ver seu tio Ben morrer em seus braços, ele decide se tornar um herói e ajudar as pessoas, tendo em mente a frase dita por seu tio, que com grandes poderes vem grandes responsabilidades.

A alguns quilômetros dali vemos a origem daquele que vai ser o grande vilão da história. Norman Osborn, pai do melhor amigo de Peter, Harry Osborn, dono de uma grande empresa chamada Oscorp, se põe como cobaia para um experimento científico. O experimento dá errado e Norman ganha super poderes, além de aguçar sua insanidade, se tornando assim o Duende-Verde.

O filme também nos mostra o triangulo amoroso vivido entre Peter Parker, Mary Jane e Harry Osborn.

Naquela época o Homem-Aranha vivia nos quadrinhos a aclamada fase escrita por J. Michael Straczynsky e desenhada por John Romita Jr, enquanto no universo ultimate vivia a fase escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por Mark Bagley, duas fases que com certeza também ajudaram nas vendas de bilheteria do longa.

Em 2004 saiu o segundo filme da trilogia, tendo dessa vez Doutor Octopus como vilão. Essa continuação chega ser até mais elogiada que o primeiro filme lançado em 2002 e é considerada por muitos como um dos melhores filmes já lançados de super-heróis.

Tivemos em 2007 o lançamento do terceiro filme da trilogia. Neste longa temos como vilões Venom e Homem-Areia. Este filme se mostra bem mais fraco que os dois anteriores, talvez por que Sam Raimi não conseguiu trabalhar nele de uma forma mais livre. Foi um desastroso fim para a trilogia.

Em 2012 e 2014 o nosso herói aracnídeo foi vivido nas telonas pelo ator Andrew Garfield, tendo como diretor Mark Webb (Gifted), e o jovem Tom Holland também fez o papel de Peter Parker sendo inserido no universo Marvel atual e depois tendo sua própria trilogia nos filmes De Volta ao Lar (2017), Longe de Casa (2019) e Sem Volta Para Casa (2021).

Em 2018 saiu a animação Homem-Aranha no Aranhaverso que é muito elogiada pela crítica e é considerada por muitos a melhor versão do escalador de paredes para o cinema.

Acredito que já não é nenhum spoiler mencionar que no último filme do Homem-Aranha, Sem Volta Para Casa, além da presença de Tom Holland como Homem-Aranha, temos também a participação dos heróis aracnídeos vividos por Tobey Maguire e por Andrew Garfield, o que fez os grandes fãs das adaptações cinematográficas do Homem-Aranha vibrarem e gritarem nas salas de cinema.

Dizem que o Homem-Aranha de Tom Holland terá ainda mais três longas no cinema. Vamos aguardar para ver.

Tobey Maguire, Andrew Garfield ou Tom Holland? Quem seria o melhor ator a interpretar nosso amigão da vizinhança nos cinemas? Para mim que vivi a época, Tobey Maguire foi e sempre será o melhor ator a interpretar o cabeça de teia nas telonas. E você, qual seu Peter Parker preferido?

Higor Santos
Enviado por Higor Santos em 20/12/2022
Reeditado em 20/12/2022
Código do texto: T7676060
Classificação de conteúdo: seguro