O Exorcista
O longa O Exorcista, de 1973, dirigido por William Friedkin (The French Connectinon), baseado no livro homônimo de William Peter Blatty (que também escreveu o roteiro do filme) nos mostra a interação de dois personagens.
De um lado o Padre Damien Karras (Jason Miller), que em meio a várias questões sobre a fé, vê a mãe idosa sendo internada numa clínica para velhas inválidas e enfrenta a morte da mesma longe de casa, no asilo, o que deixa o sacerdote com um grande sentimento de culpa.
Do outro lado a pequena Regan Macneil (Linda Blair), uma garota de 12 anos que começa a apresentar problemas psicológicos. A pré-adolescente passa por vários profissionais da medicina, como clínicos gerais, psicólogos e até psiquiatras, e faz um grande número de exames. Ao fim, a mãe da garota, Chris Macneil (Ellen Burstyn), recebe o conselho de um dos profissionais de que talvez sua filha precise passar por um exorcismo.
A mãe então, desesperada com os comportamentos da filha, entra em contato com padre Damien para realizar o ritual. O padre, muito cético e ex-estudante de psiquiatria, diz não acreditar em exorcismo, e alerta Chris de que todos esses comportamentos semelhantes a corpos possuídos pelo demônio não passam de doenças mentais, como a esquizofrenia.
Padre Damien vai até a casa de Chris ver Regan, e então começa a mudar de ideia, se convencendo de que a garota esteja mesmo sofrendo um caso de possessão. Ele então começa a se dedicar ao caso e aceita realizar o exorcismo ao lado do Padre Lankester Merrin (Max Von Sydow)
O Exorcista apresenta fortes doses de terror e é, com certeza, o filme mais importante a tratar de exorcismo. Se você gosta de cenas fortes e tem bom estômago, este filme é uma ótima indicação.