Os Três Patetas no Ed Wynn Show

 

OS TRÊS PATETAS NO ED WYNN SHOW

Miguel Carqueija

 

 

Eu conheci Ed Wynn ao assistir “Mary Poppins”, onde ele interpreta o estranho tio da protagonista, o sujeito que levitava com cadeira e tudo até o teto quando começava a rir.

Só agora, através de um DVD, descobri que Ed Wynn,, chegou a ter seu espetáculo televisivo; o episódio a que eu me refiro só pode ser de 1949 ou 1950, pois só esses dois anos são abrangidos pelo programa.

Ed, porém, não é por exemplo um Red Skelton. De riso frouxo, é meio sem graça. Mas nada impede assistir. Contracenando com os Três Patetas não se sabe quem é o pior.

No caso dos Três Patetas eles até são engraçados às vezes, mas as cenas em que Moe mete os dedos nos olhos dos outros são altamente deseducativos.

Na época Curly havia morrido e Shemp Howard, irmão de Moe, retornou ao trio, onde já trabalhava no tempo do teatro, quando aliás eram quatro e não três. Essa formação de quatro ainda era mantida nos seis primeiros filmes.

Neste programa de tv os executivos da CBS enviam três sujeitos (eles mesmos) para monitorarem o “show”, levando o apresentador ao desespero, a ponto de tentar se livrar deles de diversas formas. Há também um número com a cantora Helen Forrest.

Uma coisa que hoje a gente estranha muito é ser o programa patrocinado pela Camel, marca de cigarro. O próprio Ed Wynn aparece fumando. Há filmes de Hollywood, dos velhos tempos, em que os atores são verdadeiras chaminés. Felizmente hoje em dia existe mais conscientização contra esse vício que tanto prejudica a saúde.

 

Rio de Janeiro, 27 de agosto de 2022.

 

Ficha técnica

Produção: Harlan Thompson (CBS, EUA). Direção: Ralph Levy. Roteiro: Hal Kanter, Leo Solomon e Seaman Jacobs. Com Ed Wynn, Helen Forrest, Bill Frawley e os Três Patetas: Moe e Shemp Howard e Larry Fine.