SUZUKA episódio 7: Yamato ingressa no atletismo

SUZUKA episódio 7: Yamato ingressa no atletismo

Miguel Carqueija

 

Com certeza, Yamato é um dos mais indecisos protagonistas de seriados de animação que eu já vi. Fala sozinho, monologa as suas indecisões e Suzuka, que ele insiste em chamar de Asahina, tem razão em ficar irritada.

No caso, meio deprimido porque Suzuka não aceitou a sua declaração de amor no capítulo anterior, Yamato resolve aceitar o convite de Miyamoto, de integrar a equipe de corridas. Ele julga com isso agradar Suzuka, mas esta enxerga sua verdadeira intenção: Yamato, embora corresse bem, não refletira sobre o esforço e a dedicação que deveria ter quem praticasse atletismo. Ele só pensara em usar esse recurso para se aproximar de Suzuka e esta, sem rebuços, o qualifica de “irresponsável”.

 

 

Resenha do seriado de animação “Suzuka”, episódio 7, “Decisão”. Estúdio Comet, Japão, 2005. Com base no mangá de Kouji Seo (Edtora Kodansha, 2004-2007). Produção: Tsukuru Maruyama, Gou Shukur, Minoru Yoshida e Kazunari Ueda. Direção: Hiroshi Fukutom. Roteiro: Hiroko Tokita. Música: Masanori Takumi. Desenho de personagens: Tadashi Shida.

Elenco de dublagem:

Suzuka Asahina......................Kanako Mitsuhashi

Yamato Akitsuki.....................Daisuke Nakamura

Yuuka Saotome......................Masami Suziki

Megumi Matsumoto..............Hatsumi Miura

Yasunobu Hattori...................Takanori Ohyama

Ayano Fujikawa......................Yuki Kaida

Sakurai Honoka......................Yumiko Hosono

 

“Droga, por quanto tempo vai ficar aí sentado, agindo como um covarde?”

(Yuuka Saotome para Yamato Akitsuki)

 

“Você é todo certinho e irresponsável. Para começar, você não é grande coisa. Sabe, há uma diferença entre um homem “amável” e um homem “submisso”.

(Yuuka Saotome para Yamato Akitsuki)

 

“Desculpe, mas a impressão que eu tenho de você é a de “cara que não sabe o que faz”.

(Yasunomu Hattori para Yamato Akitsuki)

 

Até a colega de pensão e meio anarquista, Yuuka Saotome, na curiosa conversa que tem com Yamato no telhadinho sob a janela, o considera irresponsável. Mesmo assim a garota conta a ele coisas ocultas de sua própria vida, do tempo em que ela era “certinha” como o Yamato.

Na verdade ocasiões há em que Yamato é até grosso ou brusco, fala coisas sem pensar e nem sempre atende às regras da cortesia. Uma cuidadosa análise de sua personalidade pode revelar, a meu ver, um caráter inseguro e instável, difícil de lidar.

Ele deveria escutar mais o Hattori que, embora meio sem-vergonha, possui bom senso prático.

Quanto a Suzuka, ela é vista em geral pelo ângulo de Yamato, mesmo dando nome ao seriado. Suzuka é meio misteriosa em suas atitudes e muito fechada. É muito diferente de Yamato e pouco paciente com idiossincrasias.

Mas como dizem que os extremos se atraem...

 

Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2022.