A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS
Filme lindo, de grande sensibilidade e que oferece elementos para uma série de reflexões. A beleza das paisagens impressiona. Eu gostei muito.
O enredo é simples, mostra as transformações de comportamento do jovem professor Ugyen (Sherab Dorji) diante das dificuldades e da realidade de Lunana, uma aldeia localizada no topo das montanhas de Butão, para onde foi enviado pelo governo butanês para ensinar as crianças da escola considerada a mais distante do país.
Ugyen, que sonha em se mudar para a Austrália a fim de se tornar um cantor famoso, e que diz não ter vocação para o magistério, aos poucos vai conhecendo as dificuldades do lugarejo e acaba se envolvendo com o trabalho a fim de ajudar aquelas crianças simples, sempre tão risonhas e gentis, assim como toda a pequena população do lugar. Os alunos estão felizes com o professor, que é respeitado e admirado por toda a gente de Lunana.
O filme é butanês/chinês e faz parte do Festival do Rio, cujas produções o Telecine vem exibindo neste mês de julho. Ele estreou no Brasil em fevereiro deste ano. Vale a pena assistir a produção, que é dirigida por Pawo Choyning Dorji.
(Glaucia R Lira)