Uma breve reflexão sobre o filme (O enigma de kaspar Hauser) atrelada a análise da teoria do gerativismo de Noam Chomsky.
Boa Leitura!
O enigma de Kaspar Hauser associado a teoria do gerativismo de Noam Chomsky.
A obra assistida, fala de um jovem, nascido na Alemanha no século XlX, que foi mantido em um cativeiro durante toda sua vida, não tendo contato com o mundo exterior. Esse isolamento fez com que ele não aprendesse a falar e nem a andar, não tinha noção de tempo, nem de sua própria existência, ele simplesmente sobrevivia. Durante o tempo em que viveu nessa prisão, o jovem só tinha contato com uma pessoa, que não sabemos ao certo se era seu pai, mas era assim como o homem se referia a ele mesmo, era quem o alimentava e tentava ensinar a ele algumas palavras, sem muito retorno.
Ao ser libertado daquele lugar, o rapaz despertou muita curiosidade das pessoas, todos queriam saber de onde ele vinha e por que se encontrava naquela situação. Embora Kaspar não conseguisse se comunicar, eles o ajudaram da maneira que podiam e começava ali sua trajetória de descobrimento e conhecimento.
A relação desse comportamento com o gerativismo de Noam Chomsky:
O gerativismo defende que a linguagem é uma capacidade biológica do ser humano, de falar e entender uma língua, devido a um dispositivo na nossa mente.
O comportamento de Kaspar, tentando repetir as palavras e sons que as pessoas o ensinavam, era semelhante a uma criança no processo de aquisição da fala, porém pudemos observar que por se tratar de um adulto, a dificuldade era maior. Mas a partir disso, também se compreende que não era uma simples repetição de palavras, essa capacidade inata de aprender a falar e a se comunicar já é algo que o ser humano nasce com ele e que se desenvolve com o passar do tempo.
O gerativismo aborda dois princípios – a competência e o desempenho linguístico.
A competência é a habilidade e a capacidade do ser humano, de produzir sentenças, de criar palavras e frases que possam se comunicar com os outros. E essa capacidade é inata, o ser humano já nasce com esse potencial.
O desempenho se trata das escolhas que fazemos para a nossa fala, como ela se desenvolve e se comporta diante de certas ocasiões, como por exemplo, o uso da norma culta quando necessário.
É importante dizer que a gramática gerativa estuda essas mesmas sentenças para todas as línguas. Independentemente do idioma, o ser humano tem essa capacidade inata do aprendizado e aquisição da fala.
Diante dessa explicação, foi possível compreender a relação da obra, O enigma de Kaspar Hauser e associá-la com a teoria do gerativismo de Noam Chomsky, observando as duas vertentes onde o personagem pôde adquirir e desenvolver a linguagem e capacidade de comunicação, mesmo tendo passado sua vida sem ter noção de mundo, esse aprendizado mesmo tardio, só foi possível, segundo o gerativismo, devido ao potencial inato do ser humano de adquirir, desenvolver e expressar as habilidades da fala.