João e Maria na versão de Lotte Reiniger

 

JOÃO E MARIA NA VERSÃO DE LOTTE REINIGER

Miguel Carqueija

 

Resenha da animação de curta-metragem “Hansel and Gretel” (João e Maria). Primrose Productions, Inglaterra, 1954. Direção de animação: Lotte Reiniger. Produção: Carl Koch, Louis Hagen e Vivian Milroy. Música: Freddie Phillips. Adaptação do conto de fadas dos Irmãos Grimm. Em preto-e-branco, 10 minutos. Filme de silhuetas.

 

Cinema de animação não é só desenho animado, existem outras formas. A cineasta alemã Lotte Reiniger filmou com silhuetas recortadas a tesoura e que se moviam num cenário estático desenhado.

Ela tinha muita arte, apesar das óbvias limitações desta espécie de técnica. Por exemplo, não se pode ver as faces, as expressões dos protagonistas.

No caso de “Hansel e Gretel”, conhecidos no Brasil como “João e Maria”, o conto recolhido pelos irmãos Grimm foi bastante simplificado. As crianças não são abandonadas no bosque pelo pai paupérrimo, apenas se perdem. Aparece a famosa casa feita de doces mas as duas crianças, com ajuda de um esquilo e um ganso, livram-se rapidamente da bruxa canibal.

É um prato cheio para quem gosta de bizarrices como a filmagem com silhuetas. O marido de Lotte, Carl Koch, é um dos produtores, e a obra foi filmada na época em que viveram na Inglaterra.

 

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2021.