Mário Peixoto, poeta e cineasta (LImite)

Acabo de vir do Araribóia Cine (Niterói, RJ) e a sessão de hoje "Retratos e auto-retratos" contemplou quatro dos muitos cineastas da nossa história do cinema: Nelson Pereira dos Santos, Mário Peixoto, Thomaz Farkas, Humberto Mauro, vistos por outros já conhecidos cineastas.

Um dos que mais me tocaram foi Mário Peixoto, diretor, criador de "Limite", filmado em 1930.

No doc, realizado em 1980, foi a primeira vez que Mário falou sobre sua obra. De uma precocidade e talento inovadores para a época no Brasil, quando foi realizado "Limite".

No documentário realizado por Ruy Solberg, "O HOmem do MOrcego", vemos e ouvimos a habilidade de Mário Peixoto em contar histórias, e reinventar até mesmo a origem de sua criação "LImite", como, inclusive, foi comentado no debate após a sessão, com Daniel CAetano do site Contracampo, e Paulo Máttar, do Cine arte UFF.

Uma personagem de fato muito interessante, com uma carga intuitiva, de mistério, e talento que me touxeram aqui, para escrever sobre ele, e divulgar esta página,http://www.alfredo-braga.pro.br/ensaios/mapas.html , onde vcs podem ler algo mais sobre o artista, através de um ensaio que fala também de sua poesia. E claro, divulgar o Filme que é um verdadeiro marco do nosso cinema "Limite".