Freud além da alma
Em Freud, Além da alma, acompanhamos as descobertas e estudos realizados por Sigmund Freud ao longo da sua vida. Tudo a partir de suas próprias experiências pessoais, de modo que sua jornada serviu de estudo também. O filme não relata apenas as glórias do caminho, mas mostra também as dificuldades vivenciadas na carreira como médico.
Legado e questionamentos
Tudo o que é exposto em Freud, Além da alma pode ter sido alterado em algum nível de alguma maneira em prol da narrativa. Entretanto, a essência e verdades permanecem, de modo que tenhamos um vislumbre da representação histórica de Freud. Por meio disso compreendemos melhor como o pai da Psicanálise possui relevância irrevogável para discussões e estudos atuais.
Ainda que seja representação, muitos validam positivamente o apoio as teorias impressas por Sigmund Freud em seu tempo. Mesmo ironizado e alvo de chacotas, demonstrou afinco na averiguação dos casos enquanto avaliava a si próprio. Seus pacientes e ele frente à morte de Jacob, seu pai, servem de alicerces para que comprovasse trechos importantes da sua teoria.
O filme Freud, Além da alma estava realmente à frente do seu tempo, servindo como biografia e análise de estudos. Esse projeto traz um retrato bastante fiel sobre algumas etapas de Freud e como o próprio se desenvolveu ao longo do caminho. Não apenas os outros, mas ele também serviu como cobaia de sua própria pesquisa científica.
Por outro lado, como filme, a obra não deixa muito a desejar como entretenimento, apesar do conteúdo mais complexo. Isso é até um atrativo, já que se mostra como um diário pessoal organizado e construído de maneira distinta. Por fim, é mais um degrau para que consigamos nos aproximar de Freud e da sua visão sobre a própria vida.