SUZUKA episódio 1: recorde
SUZUKA episódio 1: recorde
Miguel Carqueija
 
“Suzuka” é uma das mais belas séries de animação que eu já assisti. É uma história de amor entre adolescentes e de esporte, no caso especialmente o salto em altura.
Certo rapaz, Akitsuki Yamato, vindo do “interior” (apesar do Japão ser um arquipélago) para estudar em Tóquio, hospeda-se na pensão de sua tia Ayano, onde também mora a sua prima Miho; mas isto ocorre por consentimento especial, já que a pensão é para estudantes do sexo feminino. Yanato oferece pagar a hospedagem com serviços como lavar o banheiro, pois irá morar de graça. O que ele não esperava era o tamanho imenso do banheiro, situado perto da sauna.
Yamato é animado, esperto, embora meio atrapalhado, mas sua entrada na pensão será desastrosa. Aqui entra um humor comum em certas franquias japonesas: o garoto inocente ou quase, que acidentalmente se vê numa situação constrangedora e passa até por pervertido. Ele demora mais do que esperava no banheiro e aí surgem duas garotas hóspedes, Megumi e Saotome — esta, inteiramente nua, sem se dar por achada diante do garoto (e dada a bebida, diga-se de passagem). Sentindo a inconveniência da cena, Miho apressa Yamato para ir embora e ele acaba tropeçando e caindo por cima de Megumi e nessa hora Suzuka, que ele já vira treinando no ginásio esportivo, aparece, olha a situação e se afasta. A coisa ainda piora porque, quando resolve se recolher, Yamato entra no quarto errado, ocupado por Suzuka, que arma um escarcéu.


Resenha do seriado de animação “Suzuka”, episódio 1, “Esperança”. Estúdio Comet, Japão, 2005. Com base no mangá de Kouji Seo (Edtora Kodansha, 2004-2007). Produção: Tsukuru Maruyama, Gou Shukur, Minoru Yoshida e Kazunari Ueda. Direção: Hiroshi Fukutom. Roteiro: Hiroko Tokita. Música: Masanori Takumi. Desenho de personagens: Tadashi Shida.
Elenco de dublagem:
Suzuka Asahina......................Kanako Mitsuhashi
Yamato Akitsuki.....................Daisuke Nakamura
Yuuka Saotome......................Masami Suziki
Megumi Matsumoto..............Hatsumi Miura


Sem querer eu vi essa garota, e quando a vi, ela estava fascinante e bela.”
(Yamato Akitsuki)
 
“Sofrer por amor é muito doloroso.”
(tema musical de abertura)
 
“Meu coração se abre como a história de um livro.”
(tema musical de abertura)


A história é interessantíssima com seu humor sagaz e a psicologia dos personagens. Yamato fica sabendo que Suzuka é uma esperança de um dia representar o Japão nos Jogos Olímpicos. Ela chegou a pular 1,69m. Mas quando ela fica tempo demais na sauna, levada pela pressão de não decepcionar família e fãs (queria ficar mais magra para pular mais alto), e acaba desmaiando, Yamato por acaso a salva e fica entendendo um pouco a angústia da garota. Então irá ajudá-la a treinar. No dia seguinte ele ajusta a barra do salto em 1,64 m, como ela pedira, pois o critério era ir do menos para o mais. Sendo porém inexperiente ele não ajustou a barra logo abaixo de 1,64m, mas logo acima, e a barra tem a sua largura. Resultado: sem perceber o que havia ocorrido, Suzuka tomou distância, correu, pulou... e bateu o recorde nacional. Infelizmente, sem poder provar... pois era apenas um treino.
 
Rio de Janeiro, 8 de fevereiro de 2022.