A DEUSA NEGRA episódio 22: o dolorido pranto de Kuro
A DEUSA NEGRA episódio 22: o dolorido pranto de Kuro
Miguel Carqueija
 
Este é um episódio grandioso que vai a fundo nos sentimentos da Princesa Kuro, a “deusa negra” do título. No episódio anterior, à custa da vida de Reishin, irmão de Kuro, o Masagami parece ter morrido; mas agora consegue se restaurar. Era uma entidade tríplice, responsável pela maldição “doppelganger” (do duplo ou sósia), e havia sido selada milênios atrás. Como anteriormente explicado, Kuro seria morta em sua nação de “mototsumitamas” na Terra Sagrada por ter sido descoberto nela um sinal que indicava a encarnação de um “masagami”. Reishin se opôs a isso, fez uma matança na Terra Sagrada onde habitavam os mototsumitamas, e assim começou uma longa luta; Kuro com seu cachorrinho Punipuni partiu para o mundo dos humanos e conheceu Keita. Por fim ocorre o combate final com os masagamis ressurgidos na Terra Sagrada e que se julgam deuses, sem o serem. Mas como Kuro, embora tivesse um masagami como parte do seu espírito, conseguiu se livrar dele, o inimigo sofreu esse desfalque. Fortalecida pela energia drenada por Akane e Keita, Kuro atingiu um nível inaudito de poder e destruiu em definitivo os masagamis restantes. Infelizmente o problema não terminou aí.


Resenha do capítulo 22 do seriado japonês de animação "Kurokami" (A deusa negra), "Destino". Estúdio Sunrise, Japão, 2009. Direção: Tsuneo Kabayashi. Roteiro: Reiko Yoshida. Música: Tomohisa Ishikawa. Com base no mangá sul-coreano de Lim Dall Young (história) e Park Sung Alô (arte). Editora Square Enix, revista Young Gangan, em 19 volumes.
 
Elenco de dublagem:
Princesa Kuro...,,.......................................Noriko Shitaya
Keita Ibuki..................................Daisuke Namikawa
Akane Sano................................Sayaka Ohara
Punipuni.....................................Yumi Touma
Excel....,.....................................Yukari Tamura
Yakumo......................................Hirofumi Nojima
Reishin....................Katsuiyuki Nobichi
Mikami Hojo.............................,.Yuko Kaida
Namme.........,.................................Yukana
Riona Kogure.................................Shizuka Itô

“Esta vai ser a batalha final.”
(Princesa Kuro)
 
“A Kuro veio para este mundo para vencer esta luta.”
(Keita Ibuki)
 
“Nós vamos derrotar o destino!”
(Princesa Kuro)

Quando o grupo — com Akane, Riona, Yakumo, Namme, Punipuni, além de Keita e Kuro, chega a Tóquio e tenta levar uma vida normal, ocorre o inesperado. Uma jovem, sósia de outra, é atropelada por um ônibus na frente de Kuro e Keita. Afinal, Kuro descobre que a antiga maldição “doppelganger” (pela qual sósias não deveriam se encontrar ou um deles morreria) acompanhou-a, por ter ela abrigado um masagami em seu espírito. Arrasada, mas conformada, achando que já não pode ficar perto de amigos, Kuro abandona a casa de Keita, acompanhada apenas pelo cachorrinho Punipuni. A cena da ponte mostra o seu extremo sofrimento. Ela se põe a chorar, então ajoelha e murmura: “Keita-san...”, pensando no amor perdido e em toda a dor que o futuro reserva. É uma das cenas mais tristes vista em desenho animado.
 
Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 2022.