Um esquecido pioneiro do cinema: Friese-Greene
William Freese-Greene (Inglaterra, 1855-1921) fez filmes antes do nascimento oficial do cinema com a primeira sessão pública dos Irmãos Lumière (A chegada do trem à estação, 1895). No youtube encontrei esta vinheta de menos de um minuto e meio:
https://www.youtube.com/watch?v=eQ5MZt3qEW0
"Estrada Real" ou "King's Road" é claramente um filme experimental, mas de imagens originais só tem uns 30 segundos. O resto são informações colocadas na recuperação da obra. Provavelmente havia mais. Reparem que as imagens de pessoas pela rua estão muito desgastadas ou já eram desde o início apagadas, pouco nítidas. Afinal, era uma arte ainda experimental e precária. Naquele tempo filmava-se o que se tinha pela frente, sem roteiro ou atores, era uma documentação aleatória. Esta pequena obra é de 1891, quando o cinema era desconhecido, pois ainda não ocorriam as sessões públicas.
Recuperar e restaurar tais obras (muitas perdidas para sempre, até porque o material utilizado era inflamável e muitas vezes guardado em más condições) é um trabalho de arqueologia cinematográfica.
William Freese-Greene (Inglaterra, 1855-1921) fez filmes antes do nascimento oficial do cinema com a primeira sessão pública dos Irmãos Lumière (A chegada do trem à estação, 1895). No youtube encontrei esta vinheta de menos de um minuto e meio:
https://www.youtube.com/watch?v=eQ5MZt3qEW0
"Estrada Real" ou "King's Road" é claramente um filme experimental, mas de imagens originais só tem uns 30 segundos. O resto são informações colocadas na recuperação da obra. Provavelmente havia mais. Reparem que as imagens de pessoas pela rua estão muito desgastadas ou já eram desde o início apagadas, pouco nítidas. Afinal, era uma arte ainda experimental e precária. Naquele tempo filmava-se o que se tinha pela frente, sem roteiro ou atores, era uma documentação aleatória. Esta pequena obra é de 1891, quando o cinema era desconhecido, pois ainda não ocorriam as sessões públicas.
Recuperar e restaurar tais obras (muitas perdidas para sempre, até porque o material utilizado era inflamável e muitas vezes guardado em más condições) é um trabalho de arqueologia cinematográfica.