A melhor série de todos os tempos na Netflix
Na minha opinião, a melhor série de todos os tempos:
O GRANDE GUERREIRO OTOMANO
(em turco Diriliş: Ertuğrul e em inglês Resurrection: Ertuğrul)
É uma série/novela exibida na tv turca, de 2014 a 2019, com 448 episódios, de aproximadamente 45 minutos cada um, dividida em 5 temporadas.
Criação de Mehmet Bozdas e direção de Metin Günay.
O tema de abertura, uma música instrumental lindíssima, é de Zeynep Alasya.
Você pode achar a série muito longa mas, acredite, quando acabar de assistir ao último episódio, ficará com síndrome de abstinência. Palavra de quem já assistiu a série inteira por duas vezes e de vez em quando ainda vê um episódio ou outro, pra matar a saudade. E um detalhe importante é que cada temporada é melhor que a anterior, não é como aquelas séries que se tornam enfadonhas por serem longas.
É ambientada no século XIII e baseada em fatos reais da História da Turquia. Ertuğrul (pronúncia aproximada Arturo) supostamente viveu de 1198 a 1281 e foi o pai de Osman, que viria a ser o fundador do Império Otomano. Império este que existiu por quase 700 anos e do qual (não sei você) eu pouco sabia. Eu nem sabia que a palavra Otomano vem da palavra Osman, que em árabe romanizado é Uthman e em latim Ottomanus. (vida longa à Wikipedia).
Esta série não é sobre o Osman, que só aparece ainda criança e somente lá pela quarta temporada. A história é sobre as inúmeras batalhas que o pai, Ertuğrul Gazi, líder da tribo Kayi, do ramo dos turcos oghuzes, travou contra inimigos declarados (templários, mongóis e bizantinos) e, principalmente, contra os inimigos ocultos, traidores de dentro das próprias tribos de seu país, até finalmente uní-las e abrir caminho para seus descendentes.
Pode assistir com a Wikipedia à mão, porque a série, por si, já é muito boa, mesmo sabendo que a maior parte é ficção, mas é tanta informação histórica agregada, que a gente não resiste em dar uma pesquisada pra saber o que é real e o que é mito na trama.
Você saberá qual a relação da História da Turquia com os Templários, com o Império Mongol e o Império Bizantino. Aprenderá sobre os turcos de Oghuz e o Sultanato Seljúcida. Saberá quem foi Abn Arabi e a sua importância na História Mundial, sobretudo para os otomanos. Saberá quem foi Turgut, cujo machado ainda se encontra exposto no Museu Nacional da Turquia. Se tiver curiosidade, procure no youtube pelo mausoléu de Ertuğrul, na cidade de Sogut, o berço do Império Otomano.
A série é repleta de batalhas com espadas, lanças, machado, muitas traições de amigos e até de familiares, muitos conchavos políticos pelo poder... Mas, uma curiosidade: não há cenas de sexo. Nem mesmo beijos. Embora haja muita demonstração de amor familiar e conjugal, não há sensualidade em nenhuma cena.
Um outro diferencial desta série é em relação aos vilões ocultos, que se revelam a nós, expectadores, logo nos primeiros minutos de cada temporada. O suspense não está na revelação de suas identidades, e sim em que momento Ertuğrul os descobrirá e de que maneira os punirá. Ou seja, nós acompanhamos todas as manobras dos vilões, mas ele custa a enxergar, porque confia nos amigos. Ele é o típico "mocinho", aquele amoroso, leal e justo. Exagerado até, mas aí é que está a estratégia do enredo, porque eu e você não esperaríamos tanto quanto ele. Quem assistir entenderá.
Principais atores do elenco fixo e seus personagens:
Engin Altan Düzyatan (Ertuğrul)
Esra Bilgic (Halime, esposa de Ertuğrul)
Hülya Darcan (Hayme, mãe de Ertuğrul)
Cengiz Coşkun (Turgut, o alp do machado)
Nurettin Sönmez (Damsi, o alp das duas espadas)
Ayberk Pekcan (Artuk Bey, médico e conselheiro de Ertuğrul)
Cavit Çetin Güner (Dogan, o alp espião)
Gülçin Santircioglu (Selcan, cunhada de Ertuğrul)
Kaan Taşaner (Gündoğdu, irmão de Ertuğrul)
Batuhan Karacakaya (Dündar, irmão mais novo de Ertuğrul)
Ozman Sirgood (Abn Arabi)
Outros atores importantes na série:
Murat Baribagaoglu (Emir Sadettin, o vilão/traidor do Sultão)
Bariş Bağci (Noyan, o general Mongol)
Kürşat Alniaçik (Ural, vilão da Temporada 2)
Ilker Aksum (Dragus, vilão da última temporada)
Ali Ersan Dulu (Beybolat, traidor na última temporada)