UMA HISTÓRIA AMERICANA
The Long Walk Home (EUA-1990)


Nair Lúcia de Britto

O filme foi inspirado em fatos reais ocorridos na cidade de Montegomery. Alabama, nos anos de 1955 a 1956. Trata-se de um boicote político social no sentido de se opor à política de segregação racial vigente no transporte público da cidade.

Na ocasião os motoristas de ônibus eram encarregados de supervisionar para que passageiros  da raça negra  ocupassem os bancos traseiros dos ônibus e somente aos brancos era permitido sentarem-se nos bancos da frente. Se estes já estivessem lotados, quando um branco subisse no ônibus, um dos negros tinha de ficar de pé para lhe dar lugar.

Até o dia em que uma jovem negra de nome Rosa Parks recusou-se a levantar-se para dar seu lugar a um branco. Por esse motivo ela foi presa e condenada a pagar multa. Era a segunda vez que esse fato revoltante acontecia. Então o presidente Nixon decidiu fazer um Movimento contra essa segregação racial, que constituiu num Boicote por parte dos negros, relativo ao uso do transporte urbano. Nixon então escolheu Martin Luther King, que era Pastor de uma Igreja, para liderar o movimento.

Os negros então iam para o trabalho a pé, ou contavam com a “carona solidária” oferecida, inclusive por brancos que os apoiavam. O Boicote triunfou e deu origem ao Movimento das Liberdades Civis nos EUA, além de dar notoriedade a Martin Luther King e torná-lo um dos maiores líderes em defesa da igualdade de direitos dos negros.

Whoopi Goldeberg é a atriz principal do filme, no papel de uma empregada doméstica que trabalha para uma mulher branca. Em razão do Boicote aos ônibus, em seu próprio interesse a patroa lhe oferece carona, quando lhe é possível. O marido, porém, a recrimina veementemente. A atitude dele autoritária e injusta; e o amor que a filha do casal tinha pela empregada faz com que o interesse próprio da patroa, de início, se transforme em real solidariedade.

É um filme primoroso que faz refletir e ao mesmo tempo emociona. Whoopi Goldeberg recebeu, além de outros prêmios, o prêmio NAACP de melhor atriz no Cinema.     


 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 19/11/2021
Código do texto: T7389385
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.