Os melhores filmes de Vampiros
1- Amantes Eternos (2014): Esse é um filme pouco conhecido e um dos meus favoritos, apesar de que ele não um filme para todo mundo, pois ele é lento e bem diferente. É até difícil fazer uma curta sinopse, mas o máximo que eu posso dizer é que os protagonistas Adam e Eve são dois vampiros com centenas de anos. O filme inteiro se passa durante a noite e está cheio de referências às artes, além de um elenco formidável. Disponível na Amazon Prime.
2- Nosferatu (1922): Um eterno clássico dirigido por Murnau e baseado na famosa obra de Bram Stoker. A história por trás do filme é bastante curiosa e se você gosta de filmes de terror, é uma obrigação assistir à esse filme já que a sua influência é tremenda ao ponto de ser o grande marco para o cinema desse gênero. Não pense que por causa dos seus quase cem anos, o filme não vai ser assustador, pois a figura de Nosferatu é arrepiante. Disponível no Belas Artes a la carte e no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=SWEuP1OGx6A)
3- Nosferatu (1979): Um caso de que o remake é tão bom quanto o original, mas os dois filmes alemães são muito diferentes entre si. O filme de Herzog apresenta uma fotografia bem sombria e o filme apresenta um clima bastante gótico. Os diálogos são ótimos e os três personagens principais apresentam arcos narrativos incríveis. A cena do banheiro é uma das melhores que eu já vi no cinema. Disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=u8DjB6yIn8w)
4- O que fazemos nas sombras (2014): Essa é a terceira vez que eu falo sobre esse filme aqui no blog e é mais um lembrete para você ir assisti-lo imediatamente. Uma das melhores comédia de todos os tempos em um estilo de falso documentário e o roteiro apresenta diversas piadas baseadas nos clichês apresentados desse subgênero. Os personagens são muito carismáticos, além de uma grande referência à figura de Nosferatu.
5- Entrevista com vampiro (1994): Um dos mais célebres filmes de vampiros cujos personagens já se tornaram icônicos. Tom Cruise, Brad Pitt, Kirsten Dunst, Antonio Banderas e Christian Slater fazem parte desse elenco de peso, baseado no livro de Anne Rice. Uma história época repleta de erotismo, elegância e sensualidade. O combo perfeito para esse subgênero. Disponível na HBO max.
6- Um drink no inferno (1996): Robert Rodriguez sabe fazer um divertido filme trash e esse não é diferente, em que um grupo de pessoas ficam presas em um bar infestado de vampiros. Nesse filme, os vampiros apresentam uma aparência mais monstruosa e a dinâmica entre os personagens funciona. As lutas divertem e existe alguns momentos cômicos.
7- Garota sombria caminha pela noite (2014): Dirigido por Ana Lily Amirpour, o filme se passa em uma cidade fantasma, no Irã, onde uma vampira começa a atacar homens. A forma como a câmera se posiciona nas cenas em que a vampira está presente é arrepiante e ela vai se movimentando lentamente. A atmosfera solitária e fria combina com a estética do filme, sem falar sobre o texto feminista que é mais um motivo para você conferir esse filme. Disponível no Globoplay.
8- Quando chega a escuridão (1987): No segundo filme dirigido por Kathryn Bigelow, temos um neo-western com vampiros bem menos glamorosos do que pode estar no seu imaginário. É um filme sujo, com uma fotografia e figurinos bem lavados e cenas que se passam geralmente à noite. Os personagens são ótimos e é um filme com ação, romance e momentos bem memoráveis. Disponível no Telecine Play e no Belas artes à la carte.
9- Deixe ela entrar (2008): O remake americano desse filme sueco é bom, algo até surpreendente, mas o que mais me fez gostar do original foi a caracterização da personagem Eli, que não tem gênero e o remake optou por algo mais binário para a personagem, e as suas transições durante os ataques são feitas de uma forma excelente, com uma ótima ajuda da maquiagem. A química das duas crianças funciona muito bem e o filme ainda tem cenas de bullying muito pesadas. Disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=bDKz6jovgto)
10- Cronos (1993): Esse filme tem a melhor transformação de humano para vampiro que eu já vi no cinema e sendo um filme de Guillermo del Toro, os efeitos práticos e a maquiagem apresentam um grande destaque para o desenvolvimento da história, que não é muito convencional para esse gênero. Disponível na Amazon Prime Video.
11- John Carpenter's Vampires (1998): Apesar desse filme ter ótimas cenas de ação com bastante violência, sangue e serem bem empolgantes, além de toda uma criação sobre os caçadores de vampiros, eles são personagens detestáveis e muito problemáticos, exceto o padre. Uma cena em especial foi super machista e totalmente desnecessária com a única personagem feminina do filme que é sexualizada de uma forma muito incômoda. Disponível na Netflix.