Dunkirk (2017)
Christopher Nolan. Vamos parar de amar ou odiar ele ?
É impressionante como você deve achar todos os filmes dele uma obra prima ou você precisa criticar todos os aspectos da sua obra e dizer que isso não é cinema. Por favor, só parem. Nolan é um ótimo diretor, com muito potencial e vale a penar assistir os seus filmes, mas não vamos esquecer de alguns problemas.
Baseado em uma história real, milhares de soldados britânicos ficaram encurralados na praia de Dunkirk, na França, enquanto esperam por um resgate. Um acontecimento que ficou conhecido como "O milagre de Dunkirk".
O filme tem um elenco de peso e apresenta vários personagens e não os desenvolvem, o que não é necessariamente um problema já que esse não é o objetivo do roteiro. Porém, falta uma certa empatia para que o espectador possa ficar mais mexido com essa experiência. O filme parece estar implorando para você ficar muito emocionado, e é difícil você não sentir algo com aquela situação, mas nunca há algo para você realmente ficar como o filme espera.
Esse problema também está na tensão, que desde o começo vai crescendo e prendendo a sua atenção até você perceber que o filme não entrega esse grande clímax que ele prometeu desde os primeiros minutos. Isso reflete na cena final, que deveria ter terminado uns dois segundos antes e assim mantido um certo impactado que esse final estava nos levando.
No entanto, eu senti um grande arrependimento por não ter visto esse filme no cinema, em especial numa sala Imax, visto que os aspectos técnicos são magníficos, com uma trilha sonora de Hans Zimmer que se conecta perfeitamente com a edição e mixagem de som em criar a atmosfera do filme. Além de uma fotografia excelente que deixas algumas cenas contemplativas lindas de serem admiradas.
É um excelente filme de guerra que eu recomendo bastante e que teria grandes de chances de estar na minha lista dos melhores filmes sobre a segunda guerra mundial.
Nota: 8,5
Classificação Indicativa: 14 anos
Elenco: Harry Styles, Tom Hardy, Fionn Whitehead, Cillian Murphy, Mark Rylance, Kenneth Branagh, Jack Lowden, Barry Keoghan.