“Os Miseráveis”
Hoje irei discorrer sobre a minha obra preferida “Os Miseráveis” de Victor Hugo, ganhei esse livro na escola em que estudava quando estava no ensino fundamental e fiquei emocionada com a história. Trata-se de uma leitura rápida com poucas páginas que conta a história de um presidiário chamado Jean Valjean que foi preso durante vários anos por roubar um pão e depois ao sair da prisão passou por muitas situações difíceis, mas graças a ação bondosa de um bispo, ele decide viver uma vida caridosa e honesta.
Acontece na história várias ações de fuga, desonestidade, armadilhas, perseguições, atitudes mesquinhas, gestos de bondade e uma linda história de amor entre um jovem casal.
Depois de anos foi produzido um filme musical baseado no livro. Estava muito eufórica para ver, contudo devo admitir que foi uma decepção, pois nem de longe era tão lindo quanto o livro, mas depois surgiu uma série produzida pela BBC que adaptou essa obra de forma maravilhosa e emocionante.
A atuação de Dominic West, no papel de Jean Valjean e Lily Collins no de Fantine foram perfeitas e ainda teve a belíssima presença de Ellie Bamber como Cosette para abrilhantar a produção.
A parte em que Fantine vende os dentes, o cabelo e o próprio corpo para sustentar a filha foi uma encenação grandiosa, mostra com grandiosidade o amor infinito de uma mãe.
Quanto a Jean Valjean é admirável como ele se mostra sempre resignado em fazer o bem mesmo que para isso ele acabe por se prejudicar às vezes, mas no final acontece algo admirável que faz com que ele alcance a felicidade e paz.