RETORNO DE SAILOR MOON episódio 37: a verdade sobre Chibiusa

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 37: a verdade sobre Chibiusa
Miguel Carqueija

Na saga de Sailor Moon este episódio se reveste de importância especial. Nele vemos como o grupo da Princesa da Lua chega à Tóquio de Cristal, mil anos após a nossa época, e encontra um cenário de desolação, onde tudo parece ter congelado. No entanto surge um personagem em holograma para esclarecer o assunto, apresentando-se como o Rei Endymion.
Sailor Moon fica sabendo ser ela a rainha do futuro: a “Nova Rainha Serenity”, ou Serena, casada com o Rei Endymion, que é o próprio Mamoru Chiba (Tuxedo Mask). Nesse futuro o cristal de prata portado pela rainha trouxe ao mundo uma era de prosperidade; todavia um grupo criminoso se rebelou e ocorreu uma grande luta; o líder da facção revolucionária, Wiseman, e seu grupo, afinal se exilaram no décimo-primeiro planeta do Sistema Solar, Nêmesis. Assim surgiu a Família da Lua Negra (Black Moon). Os membros desse clã já usavam na testa o sinal da lua invertida e escura.
Assim, aproveitando a energia maligna do cristal negro de Nêmesis, atacaram repentinamente a Terra com uma esquadrilha de “ovnis”. O cristal de prata havia desaparecido e as “sailors” Marte, Vênus, Júpiter e Mercúrio preservaram a Rainha, selando-a num invólucro de cristal, em sono profundo. E com seus poderes impediram a frota invasora de pousar na Tóquio de Cristal.
O ponto máximo do episódio, porém, é quando Endymion revela que Chibiusa é a nova Princesa da Lua, e que ela é filha de Sailor Moon e Mamoru Chiba. Usagi fica tremendamente espantada, ela e Tuxedo Mask se entreolham e enrubescem numa grande demonstração de sentimentos.
Afinal o amor é uma escolha radical, capaz de mudar uma vida para sempre.



Resenha do episódio 83 (A história de “Black Moon”) – (episódio 37 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção: Horoki Shibata. Roteiro: Katsuyuki Sumisawa. Direção: Kunihiko. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.


Elenco de dublagem original japonesa:
Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba, Endymion)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Shingo Tsukino...............................Chyoko Kawashima
Haruna Sakurada............................Chiyoko Kawashima
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami
Chibiusa.....................................Kae Araki
Rubeus.......................................Witaw Tukagi
Esmeraude..................................Mami Koyama
Príncipe Diamant................Kaneto Shiozawa
Príncipe Saphir...................Tsutomu Kashiwakura




“... e subiu ao trono, levando a Terra a uma grandiosa prosperidade, e fez a Tóquio de Cristal.”
(Rei Endymion)

“Eu vou ser a Nova Rainha do século 30?
(Sailor Moon)

“Que? Essa menina é minha filha? E do Mamoru?”
(Sailor Moon)

“O coração que confia em seu parceiro sem se importar com o que possa acontecer, esse é o mais forte.”
(Rei Endymion)

“Aconteça o que acontecer, não vamos nos separar.”
(Sailor Moon para Tuxedo Mask)




Ocorre uma significativa diferença entre o seriado de animação dos anos 90. “Bishojo senshi Sailor Moon” (A linda guerreira Sailor Moon), do qual “Retorno de Sailor Moon é a segunda fase, e o mangá original de Naoko Takeushi. Segundo o mangá, o casamento entre Usagi e Mamoru ter-se-ia dado pouco tempo após os acontecimentos narrados, e não se explica como teriam chegado à realeza, restaurando na Terra o Milênio de Prata da Lua. Chibiusa, não tendo por alguma razão crescido nem adquirido poderes, chegará ao século 30 com quase mil anos de idade mas ainda como uma criança. A explicação dada por Endymion no desenho — a Terra congelando e permanecendo em animação suspensa durante um milênio, até ser libertada por Sailor Moon — parece muito forçada. Teria sido melhor, a meu ver, se houvessem mantido o roteiro como concebido por Naoko Takeushi nos quadrinhos, inclusive com a longevidade das “sailors”.
A propósito não sei porque na dublagem brasileira a Chibiusa é chamada “Ríni”, pois Chibiusa junta Usagi com Chiba (Mamoru) e também quer dizer “Pequena Usagi”. Vale lembrar que no seriado da década passada, “Sailor Moon Crystal”, é mantida a narrativa do mangá quanto à história de Chibiusa.
Por outro lado o súbito rapto de Sailor Moon pelo Príncipe Diamante — a disseminação do cristal negro na Terra futura inibiu os poderes da Princesa — dá ao Tuxedo Mask oportunidade para realizar um salvamento heróico, usando o poder da sua bengala estensível. Diamante tem um terceiro olho na testa com poderes hipnóticos. Porém, ter-se enamorado de Usagi provoca ciúme e despeito em seu irmão Saphir e na Esmeraud.
Está aberta a batalha entre a equipe de Sailor Moon e o clã da Lua Negra.


Rio de Janeiro, 31 de julho de 2021.