Os melhores filmes de espionagem
1- 007, Cassino Royale (2006): James Bond é o espião mais famoso e todos os tempos e esse é o melhor filme da franquia. O início já começa promissor com uma cena em preto e branco seguido por uma cena de quase dez minutos de perseguição com parkour. Daniel Craig tem muita química com Eva Green, que interpreta a Bond Girl nesse filme, e Le Chiffre é um dos vilões mais inesquecíveis do cinema. As cenas de poker são tão eletrizantes quanto as cenas de ação. Disponível no Telecine Play.
2- A vida dos outros (2006): Lançado no mesmo ano, esse filme alemão traz uma abordagem bem mais diferente do filme anterior, e realista também já que não há perseguições de carro, nem explosão, nem troca do tiros. Porém, não perca o interesse, pois o filme mantém uma tensão do começo ao fim e tem um excelente desenvolvimento do protagonista. A história é sobre um membro da polícia secreta na Alemanha Oriental e que precisa espionar um famoso escritor. Uma obra prima.
3- Argo (2012): Baseado em uma história real, esse filme foi premiado com o Oscar de melhor filme e fala sobre um plano mirabolante de um agente da CIA que precisava resgatar um grupo de americanos escondidos no Irã após a revolução islâmica. A direção de Ben Affleck é muito competente e a trilha sonora é uma das minhas favoritas. O clímax do filme é um dos momentos mais tensos que você vai ver no cinema. Disponível na HBO Max.
4- Missão Impossível 3, 4, 5 e 6 (2006, 2011, 2015, 2018): Não tem como separar esses filmes maravilhosos, apesar de que eu não gosto nem um pouco dos dois primeiros filmes da franquia, tenho um grande apreço pelos quatro últimos. As cenas de ação ficam cada vez mais divertidas e loucas que só Tom Cruise seria capaz de fazer sem dublês. Um dos pontos fracos da franquia é a falta de um bom vilão, com exceção do terceiro filme que tem Phillip Seymour Hoffman interpretando o melhor vilão de todos os filmes da série. Disponível na Netflix.
5- A espiã que sabia de menos (2015): Filmes de espionagem costumam a se juntar com a comédia para tirar sarro de gênero e um dos melhores é esse estrelado por Melissa McCarthy que interpreta uma analista da CIA que se torna uma agente de campo para uma perigosa missão. A trama é genérica, mas as piadas funcionam. Todas as cenas com o Jason Statham são hilárias e as cenas de ação também divertem bastante. Disponível no Telecine Play.
6- Meu ex é um espião (2018): Encontrei esse filme por acaso e achei que seria mais um filme esquecível do gênero, bem, eu estava enganada. Além de cenas de ação muito bem coreografadas, a dinâmica de Mila Kunis e de Kate McKinnon é ótima. As cenas são muito memoráveis e o filme não se busca levar à sério demais, o que faz ele ser ainda mais divertido. Disponível no Telecine Play.
7- Interlúdio (1946): Um clássico do mestre do suspense, Alfred Hitchcock, estrelado por Ingrid Bergman e Cary Grant, em que uma jovem é recrutada pelo governo americano para se infiltrar em um grupo de nazistas no Rio de Janeiro. Esse é mais um exemplo de filme de espionagem sem cenas épicas e momentos de grande ação, o que não tira o seu mérito de nenhuma forma. As interpretações são ótimas e você fica apreensivo pela protagonista em vários momentos. Disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=9fBGMKqnaX0)
8- The Debt (2010): Com um elenco de peso, Helen Mirren, Jessica Chastain, Sam Worthington, Tom Wilkinson e outros, o filme mostra uma importante missão de três jovens agentes da Mossad durante o auge da Guerra Fria e as consequências para o resto de suas vidas. A protagonista rouba o filme e as suas duas versões tem ótimas interpretações. A reviravolta funcionam e o ritmo é bem ágil. Merecia mais reconhecimento. Disponível na Netflix e na Amazon Prime.
9- Agente 86 (2008): Mais um filme de comédia que brinca com as convenções desse estilo de filme, para algumas pessoas pode parecer um filme brega e sem graça, mas eu adoro e sempre me divirto com as cenas. Steve Carell, Anne Hathaway, The Rock e Alan Arkin também parecem entram bem no clima de galhofa que o filme se propôs a ser. Disponível no Globoplay e na HBO Max.
10- A história real de um assassino falso (2016): O que me fez assistir esse filme foi a sinopse em que um escritor de histórias de espionagem tem o seu livro publicado como uma autobiografia e ele passa a ser perseguido por um grupo guerrilheiro, pelo governo americano e pelo venezuelano. Mais um exemplo de filme que merecia ser mais visto e tem algumas das minhas cenas de ação favoritas. Disponível na Netflix