RETORNO DE SAILOR MOON episódio 36: Sailor Plutão

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 36: Sailor Plutão
Miguel Carqueija

O mistério avança na saga de Sailor Moon. Agora toda a equipe, inclusive os gatos, parte para o futuro acompanhando Chibiusa, que utiliza a “chave do tempo” com a qual ela veio ao passado. Partem em busca da verdade e para ajudar a mãe de Chibiusa.
No caminho chegam a se separar, já que partiram de mãos dadas mas elas se soltam. No meio do cenário misterioso Usagi se vê diante da misteriosa Sailor Plutão, a guardiã do Portal do Tempo, que inadvertidamente tenta matá-la com o seu cetro. Ela cessa o ataque ao perceber que se trata de Sailor Moon acompanhada por Chibiusa, a quem Plutão chama de “a Pequena Dama”.

Resenha do episódio 82 – “De volta para o futuro” (episódio 36 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami
Esmeraud..............Mami Koyama
Chibiusa................Kae Araki

“Mostra-nos o caminho luminoso!”
(Chibiusa)

“A Rainha Serenity é quem me contou. Existe uma Sailor Plutão que vive na solidão. Ela é a eterna guardiã da Porta do Tempo.”
(Luna)

“Ninguém sabe que ela existe. Ninguém a conhece.”
(Luna)

De saída Sailor Plutão não me parece muito simpática, querendo matar assim sem mais nem menos. Por outro lado a sua sina é de arrepiar, condenada a ficar permanentemente diante do portal, desconhecida e ignorada. Não se explica sobre como ela se alimenta, se dispõe de alojamentos, ou porque tem de cumprir um tão cruel destino. O que se sabe é que ela é solitária e triste.
Entretanto os inimigos do Clã da Lua Negra de alguma forma vão e vêm no tempo por outro caminho e percebem o grupo através de uma bola de cristal. O Príncipe Diamante se impressiona com os olhos de Usagi e fica imediatamente interessado pela Princesa da Lua, fato que desagrada aos auxiliares. Esmeraud, ao enviar uma “yuma” contra o grupo, ignora a ordem de capturar Sailor Moon viva. Por outro lado, Wiseman quer Chibiusa viva — por razões ainda não explicadas. No entanto, apesar de, no labirinto do tempo, dispor do poder de reverter o tempo e devolver os golpes das sailors, a yuma (espécie de demônio) não consegue fazer frente ao grupo e termina sendo destruída por Sailor Moon.
A sequência é bastante envolvente e não se pode descrevê-la contando tintim por tintim, método errado de escrever resenhas. É preciso assistir e surpreender. Mas a grande surpresa, aliás, será a visão do futuro de desolação que aguarda a humanidade...

Rio de Janeiro, 19 de junho de 2021.