Alice no País das Maravilhas(1951)- Resenha VI

Alice no País das Maravilhas(1951)

Após ter que ouvir uma história chata e sem vida de História Inglesa de sua irmã, Alice acaba se distraindo e brincando com sua gatinha, Dinah, mas ela logo encontra um coelho vestido! O Coelho est´á com um relógio e diz que está atrasado. Alice, como uma garota sonhadora e curiosa segue o Coelho Branco até uma Toca de Coelho, onde ela cai.

Quando Alice chega no País das Maravilhas, ela se depara com uma porta fechada que fala. A porta lhe informa que ela deve beber de um frasco com um líquido escrito Beba-me. Alice fica receosa num primeiro momento, mas acaba bebendo e diminui de tamanho. Depois ela aumenta de tamanho e chora tanto que acaba inundando a porta, logo ela bebe de novo a bebida e passa pela porta do outro lado com as suas lágrimas a levando até o Dodó.

Alice chama o Dodó várias vezes, mas ele está ocupado, fazendo um bando de animais rodar em uma dança frenética, e tamb-em coloca Alice para dançar, mas ela sai rapidamente da rosa e encontra dois gêmeos idênticos chamados Tweedledee e Tweedledum. Eles contam a Alice uma estória boba e sem sentido apenas para atrasá-la sua procura pelo Coelho Branco.

Ao chegar na Casa do Coelho Branco, Alice é cofundida com Mariana, a empregada do Coelho Branco, e quando o Coelho pede para Alice buscar suas luvas, ela em sua curiosidade come uns biscoitos do Coelho escritos Coma-me, então Alice começa a crescer muito. O Coelho se assusta e começa a chamar Alice de Monstro e para expulsar Alice de sua casa chama o Dodó, que tem a ideia de queimar a casa do Coelho para tirar Alice de lá. Alice come uma cenoura e volta ao tamanho normal, fugindo assim da casa do Coelho e continua sua busca pelo Coelho Branco.

Alice vai parar em um canteiro de flores falantes, que no começo são muito gentis e agradáveis com ela, mas que logo a expulsam sem nenhuma cerimônia. Alice então tem um diálogo com uma lagarta falante que fuma narguilé. A lagarta a faz declamar um poema diversas vezes e Alice o faz, mas não agrada nenhum pouco a lagarta. Logo, a lagarta entra em processo de metamorfose e aconselha Alice a comer um cogumelo para diminuir ou aumentar de tamanho.

Alice no País das Maravilhas sempre foi um projeto que Walt Disney tinha em mente. Ele tentou nos anos 20 uma série com o tema Alice, mas que hoje é completamente esquecida, e se entregou ao projeto apenas depois da Segunda Guerra Mundial.

O filme tem uma aura de excentricidade, de uma magia sedutora para aqueles que gostam de filmes que não sejam óbvios, e também uma certa dose de humor excêntrico. Alice no País das Maravilhas pode não ser um clássico maior como O Rei Leão ou A Pequena Sereia, mas tem um lugar garantido dentro do rol dos clássicos que Walt Disney produziu. A obra tem um que de originalidade que esperamos ainda ver sendo produzidos para nos deixar sempre satisfeitos com esta arte maravilhosa chamada cinema.

LudHess Moonshadow
Enviado por LudHess Moonshadow em 13/05/2021
Reeditado em 13/05/2021
Código do texto: T7254292
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.