RETORNO DE SAILOR MOON episódio 35: tumulto na escola

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 35: tumulto na escola
Miguel Carqueija

Apesar de, nesta temporada, o traço gráfico estar muito tosco, a história é envolvente e vai aos poucos se aprofundando. A vivência de Chibiusa na escola aparece um pouco e sua amizade com uma colega chamada Momo. Pois é este ambiente que será agora perturbado por Emeraud, a agente da Lua Negra que está no século 20 para poluir pontos estratégicos de Tóquio com os seus “suportes malignos”. Agora porém ela coloca dois de tamanho gigantesco — cresceram por bruxaria — um na escola e outro na mata. Com isso Emeraud espera quebrar a resistência que até aqui as marinheiras-guerreiras opuseram.


Resenha do episódio 81 (O portão negro está pronto?) – (episódio 35 da segunda temporada, “Retorno de Sailor Moon”) – do seriado de tv “Bishoujo senshi Sailor Moon” ou “Pretty Guardian Sailor Moon” (A linda guardiã Sailor Moon) – Toei, Japão, 1993. Produção executiva: Iriyma Azuna. Produção e direção: Junichi Sato. Roteiro: Shigeru Yanagawa. Caracteres: Kazuko Tadano. Supervisão de Naoko Takeushi. Tema de abertura: Moonlight densetsu. Tema de encerramento: Otome no policy.

Usagi Tsukino (Serena, Sailor Moon).................Kae Araki
Tuxedo Kamen ou Tuxedo Mask (Darien, Mamoru Chiba)...........Toru Furuya
Luna....................................................................Keiko Han
Ami Mizuno (Sailor Mercúrio)..............................Aya Hisakawa
Makoto Kino (Sailor Júpiter)...................................Emi Shinohara
Artêmis..........................................Yasuhiro Takato
Hino Rei (Sailor Marte)......................................Michie Tomizawa
Minako Aino (Sailor Vênus)...........Rika Fukami
Esmeraud..............Mami Koyama
Chibiusa................Kae Araki


“Nós jamais permitiremos que façam o que querem!”
(Sailor Mercúrio)

“Eu não sabia que a Chibiusa tinha tanto poder.”
(Sailor Mercúrio)

“Por favor, eu quero que venham comigo ao futuro para ajudar minha mãe.”
(Chibiusa)

“Se não formos para o futuro não saberemos o que quer o inimigo.”
(Sailor Mercúrio)


A batalha na escola, contra as duas “yumas” ou espíritos malignos ali postos por Emeraud, envolve as cinco “sailors”, num ambiente destroçado porque alunos e a própria mestra adquiriram comportamento destrutivo sob influência do poder maligno. Algo inesperado, porém, ocorre: ao ver que sua amiguinha Momo, que também estava com um comportamento agressivo, fôra atingida na luta, Chibiusa, tomada de raiva, perde o auto-controle e seu poder latente se manifesta pelo resplendor da testa. O fenômeno é sentido até no futuro, pela bola de cristal de Wiseman. Ele e o Príncipe Diamante, que até então queriam a morte de Chibiusa, decidem mudar seus planos e Emeraud é chamada de volta (ninguém explica a facilidade em se comunicarem com o passado). A razão de tal decisão será mais tarde entendida. Porém, o mais importante é a decisão tomada a partir do pedido de Chibiusa: Sailor Moon e sua equipe irão para o futuro, mediante a chave temporal da menina. Pois a explicação e a solução de tudo encontram-se no futuro.
“Retorno de Sailor Moon” entrará agora no seu arco decisivo: a batalha para salvar a Terra do futuro.

Rio de Janeiro, 3 de maio de 2021.