"Sociedade dos Poetas Mortos" - Uma escola do tempo dos dinossauros

LUma escola em que não se pode pensar, menos ainda fazer questionamentos. Esse é o modelo pré-histórico de escola, que é mostrado no filme SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS. Traduzindo: é uma escola tradicional.

Esta escola tem como base um sistema hierárquico disciplinador que nada difere do sistema militar. O livre pensar é proibido. Na verdade a escola é organizada de modo que os alunos ao se formarem entre nas melhores universidades. Ou seja, seus métodos ultrapassados, baseiam-se em repetir, repetir e repetir, metodologias para que os alunos decorem e não que aprendam. Formam-se repetidores e não pensadores nesta escola.

Da mesma forma os estudantes apresentados em SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS, são coagidos e aceitam o que a escola os impõe. Até mesmo em função da repressão de seus pais. Estes dizem que querem o melhor para os seus filhos. Mas não perguntam se é isso que eles querem.

Até que o professor Keating, os influencia, os faz pensar por si mesmos. Toma uma atitude corajosa, Foge dos padrões. Não os faz repetir, mas sim os faz pensar, criar... Entender o mundo e as pessoas que o habitam. Com isso os estudantes passam a entender, a pensar e vêem que devem seguir suas vocações, e não a imposição de seus pais.

Logo esse filme nos faz perceber o quanto que o papel do professor perante seus alunos é muito importante. Pois como educador, este deve estimular a formação de cidadãos. Mais do que isso, que sejam críticos, criativos e pensadores. Para que no nosso futuro nós tenhamos uma sociedade mais igual livre dos problemas que já conhecemos é preciso que a escola se modernize. Em tempo robótica, internet, Saber fazer com que os alunos consigam distinguir o certo do errado é mais do que um dever, É UMA OBRIGAÇÃO do educador. Pois vemos, hoje em dia, os valores morais sendo deturpados. Principalmente pela mídia.

Maurício Sabas
Enviado por Maurício Sabas em 03/05/2021
Código do texto: T7247585
Classificação de conteúdo: seguro