INUYASHA episódio 64: um desfecho após 50 anos

INUYASHA episódio 64: um desfecho após 50 anos
Miguel Carqueija

Na sequência do caso da “kuromiko” Tsubaki, finalmente o “oni” (demônio) lacrado num templo (tahoutou) é libertado pelo ritual de Tsubaki, interessada em aproveitar-se do poder libertado. Tendo colocado no próprio olho (?) a Jóia das Quatro Almas, ela consegue efetivamente incorporar o “oni”, tornando-se gigantesca e medonha. Na verdade a sequência é assustadora e exagerada, mas a série, apesar das idéias erradas que correm sobre desenhos animados, não é para crianças. Acompanhando tudo, a ardilosa Kagura (não deve ser confundida com a notável heroína Kagura, de outra série, “Ga-Rei”) aguarda a oportunidade para agir. Enquanto isso Inuyasha, Kagome, Kaede e Sango chegam ao local para uma nova batalha.


Resenha do episódio 64 (30 da segunda temporada) — “O gigantesco oni do tahoutou” — do seriado japonês de animação “Inuyasha”. Estúdio Sunrise, Japão, 2000 a 2004. Direção de Masashi Ikeda e Yasunao Aoki, com base no mangá homônimo de Rumiko Takahashi, lançado na revista Weekly Shonen Sunday e depois em tankobon (volumes completos) pela editora Shogakukan (1996 a 2008).

Elenco original de dublagem

Kagome Higurashi.............................................Satsuki Yukino
Inuyasha............................................................Kappei Yamaguchi
Shippou..............................................................Kumiko Watanabe
Kaede.................................................................Hisako Kyoda
Miroku...............................................................Koji Tsujitani
Sango.................................................................Houko Kuwashima

Kikyou................................................................Noriko Hidaka



“Isso só mostra que fomos vítimas da traição do Naraku.”
(Miroku)

“E a shikon no tama ainda está nas mãos do Naraku.”
(Sango)

“Eu tive medo da noite sem fim.”
(da canção-tema do encerramento de episódios na segunda temporada)

“Inuyasha” é um seriado muito especial. Basicamente é uma história de jornada, envolvendo uma jóia de poder (como em “O Senhor dos Anéis”). É também uma história de amor diferente, sobre duas pessoas pertencentes a épocas distintas: Inuyasha e Kagome, que puderam se conhecer graças ao misterioso poço que liga as duas eras.
O lado cômico continua se verificando principalmente com Miroku, o monge sem-vergonha, e o youkai-raposa Shippou, que ficou para trás com a Kirara, para vigiar Miroku; eles esperaram as duas aprendizes de miko, Momiji e Botan (vide capítulo 63) voltarem a si para convencê-las das boas intenções do grupo. Miroku não deixou de perguntar a uma das moças o seu bordão: “Quer ter um filho comigo?” para logo em seguida fazer à outra a mesma pergunta atrevida, o que leva a primeira a protestar: “Qualquer uma serve?”
Afinal, apesar do alegado poder do “oni”, Inuyasha acaba vencendo a briga com os golpes especiais de sua espada Tessaiga e o resultado é a morte de Tsubaki, já que a “shikon no tama” (a jóia) acaba sendo roubada por Kagura, que a leva de volta para o Naraku (anotando que a jóia ainda não está completa; o Naraku ainda não conseguiu todos os fragmentos). Assim termina o longo episódio iniciado há mais de 50 anos, quando Tsubaki optou pelo mal e não se conformou com a entrega da jóia e Kikyou.

Rio de Janeiro, 13 de abril de 2021.