RETORNO DE SAILOR MOON episódio 34: prova de confiança

RETORNO DE SAILOR MOON episódio 34: prova de confiança
Miguel Carqueija

Até que ponto se pode resistir a uma tentação? A uma alucinação provocada? Isto depende muito da pessoa, e este episódio de Sailor Moon entra firme no assunto.
Esmeraud, a agente da Lua Negra no momento encarregada de contaminar o século 20 para impedir a futura criação da Tóquio de Cristal, coloca um dos seus “suportes malignos” (pura bruxaria) nas proximidades do colégio Juuban Júnior, onde estudam Usagi Tsukino, Makoto Kino e Ami Mizuno. Isto provoca uma distorção nos pensamentos de alunas e alunos do estabelecimento, embora tal distorção não afete aquelas três e nem Naru, entretanto os problemas surgem quando Ami ganha de novo a nota mais alta da escola e surge contra ela a calúnia (defendida até pelo Umino) de ter colado para acertar. A coisa vai a tal ponto que Umino chega a afirmar que Ami não poderia ser tão brilhante assim, se estava sempre com Serena (Usagi), a que tirava notas mais baixas. Ami nunca fôra muito popular no colégio por seu jeito reservado e pela inveja ou estranheza que seu brilhantismo provocava, mas desta vez o “bullying” é explícito e quase chega à agressão física, porém Makoto se põe na frente e com seus conhecimentos de artes marciais derruba três garotos. Mas quando elas se retiram Ami finge estar indiferente ao acontecido. No fundo, porém, ela está sofrendo com a rejeição.


Resenha do episódio 80 (34 da segunda temporada, Retorno de Sailor Moon) do seriado de animação "Pretty guardian Sailor Moon" ( A linda guerreira Sailor Moon), "A solidão de Ami". Toei, Japão, 1993. Criação de Naoko Takeushi. Produção de Iriya Azuma. Direção: Kunihiko.

Elenco original de dublagem:
Sailor Moon (Serena ou Usagi Tsukino)..............Kae Araki
Sailor Vênus (Aino Minako).............Rika Fukami
Artemis.................... Yasuhiro Takato
Luna........................Keiko Han
Sailor Júpiter.(Kino Makoto)..........Emi Shinohara
Sailor Mercúrio (Ami Mizuno).......Aya Hisakawa
Sailor Marte (Rei Hino)...........Michie Tomizawa
Esmeraud..............Mami Koyama
Chibiusa................Kae Araki
Mamoru Chiba (Endymion, Tuxedo Mask) - Toru Furuya
Gurio Umino.....................................Keiichi Nanba
Naru Osaka......................................Shino Kanikuma


“Nós acreditamos em você.”
(Makoto Kino, a Sailor Júpiter, para Ami Mizuno)

“Você não compreende o tamanho da nossa confiança mútua dentro dos nossos corações!”
(Ami Mizuno, a Sailor Mercúrio)

“Não importa o que aconteça, sei que nunca vamos brigar entre nós.”
(Ami Mizuno)


Há na série da Sailor Moon belas lições éticas e valorização dos bons sentimentos. No caso, a extrema amizade entre as cinco “sailors” unidas para proteger a Terra do mal, uma empatia como pouco se verifica na ficção ou na vida real. Muito mais que nos mosqueteiros, as cinco guerreiras místicas estão unidas por um destino grandioso e como já alguém observou, são amigas até a morte. Neste capítulo a maligna (yuma) invocada por Esmeraud tenta dominar Sailor Mercúrio (Ami) no interior de um prédio vazio, mas constatando o poder da garota muda de tática e consegue implantar nela uma ilusão, se que ela perceba; Mercúrio chamara as outras que, quando chegam, são vistas de forma distorcida, como se estivessem lançando contra a companheira as mesmas acusações antes feitas pelos colegas na escola. O objetivo da yuma é levar Mercúrio a atacar suas companheiras. Mercúrio, porém, consegue vencer a ilusão e ataca a maligna com seu golpe de água, desfazendo o feitiço. A mensagem é clara: a amizade gera confiança. É possível rejeitar manipulações.

Rio de Janeiro, 9 de abril de 2021.


Imagem: Sailor Júpiter (Makoto Kino) depois da briga com os garotos.