Os começos mais inesquecíveis do cinema
1- Desejo e reparação (2007): Dirigido por Joe Wright e baseado no livro Reparação de Ian McEwan, a primeira cena do filme apresenta Briony, interpretada por Saoirse Ronan, que acabou de escrever a sua primeira peça de teatro. Com uma trilha sonora que usa os sons de uma máquina de datilografar e planos longos que vão seguindo a personagem pelo interior da casa. A cena já mostra o incrível trabalho de edição do filme e a atmosfera tranquila que está prestes a ruir nos minutos seguintes. Disponível na Amazon Prime Video.
2- Tropa de Elite (2007): O clássico nacional de José Padilha inicia com a narração do icônico Capitão Nascimento, que vai explicar para o público a dinâmica da polícia do Rio de Janeiro com os traficantes, além de apresentar o Bope. A ação se instala e a cena vai para os créditos com a música tema do filme e em poucos minutos, frases inesquecíveis são apresentadas: "Não vai subir ninguém!" "E a nossa farda não é azul, é preta." "Meu nome é Capitão Nascimento." Disponível na Netflix.
3- Era uma vez no oeste (1968): Esse filme talvez seja o maior faroeste de todos os tempos e nos seus primeiros nove minutos, quase nenhuma palavra é dita. Três homens esperam um trem e focamos em sons banais como uma mosca voando, até que a clássica trilha do misterioso homem com a gaita começa e olhares são trocados pelos personagens em cena. Um começo de arrepiar e que é apenas o começo para esse filme espetacular. Disponível no Telecine Play.
4- O poderoso chefão (1972: Enquanto no filme anterior, o silêncio era o principal ponto da cena, em "O poderoso chefão" a cena é construída por um monólogo em que um homem conta o motivo para ele estar lá pedindo a ajudar de Don Corleone cuja resposta é uma perfeita apresentação para o personagem imortalizado por Marlon Brando. Roteiro e atuações impecáveis. Disponível na Amazon Prime Video.
5- O rei leão (1994): Nas primeiras notas de "Circle of life" como já não ficar impactado com essa abertura magistral ? Os animais da savana seguindo para o nascimento de Simba tornou-se uma das cenas mais emocionantes e lembradas do cinema onde não há nenhuma fala. Um começo épico. Disponível no Disney +.
6- O corcunda de Notre-Dame (1996): Diferentemente da animação anterior, o início de "O corcunda de Notre-Dame" não é tão lembrado, mas merece uma maior apreciação. Somos apresentados à cidade de Paris ao som de "The bells of Notre Dame", além de já conhecer o vilão da história que comete um cruel ato em frente à Catedral. O fundo musical com cânticos em latim é arrepiante. Disponível no Disney +.
7- Bastardos Inglórios (2009): Quentin Tarantino é conhecido por ter ótimos começos em seus filmes, mas nenhum supera a primeira cena dessa filme. Christoph Waltz, como o Coronel Hans Landa, nos aterroriza com a sua frieza enquanto caça judeus em uma França ocupada pelos Nazistas. O seu sadismo ainda é mostrado final da cena quando ele grita a famosa frase: "Au revoir, Shoshana!". Disponível na Netflix.
8- 2001: Uma odisseia no espaço (1968): Talvez o começo mais enigmático, assim como o filme inteiro, que ainda traz inúmeras discussões. O filme abre com a música de Richard Strauss "Also sprach zarathustra, op.30" e vemos pela primeira vez o misterioso monolito, além do famoso momento em que o homem descobre o uso da arma e ao jogar o osso para cima, o filme corta para anos no futuro para apresentar a evolução da tecnologia bélica feita pelo ser humano. Disponível na HBO go.
9- X-Men 2 (2003): Muitos filmes de super heróis tendem a começar com uma eletrizante cena de ação e uma das melhores, com certeza, é o ataque à Casa Branca pelo Noturno cujos poderes de teletransporte facilmente sobressaem contra os inúmeros seguranças que tentam proteger o presidente, e quase falham. Além disso, os efeitos especiais ainda funcionam nesse que é o melhor filme de toda a saga dos X-Men no cinema. Disponível no Disney +.
10- O resgate do Soldado Ryan (1998): Spielberg é um excelente diretor para filmes de guerra e ele impressionou com o ultra realismo dos minutos inicial do filme, que mostram a chegada dos soldados na França no Dia D, durante a Segunda Guerra Mundial. A desorientação, o tumulto, as mortes e o desespero apresentam uma experiência de imersão única. Disponível na Netflix.
11- Trainspotting (1996): O filme inicia com o famoso monólogo de Ewan McGregor, "Choose Life", enquanto ele corre pelas ruas de Edinburgh. Ele fala sobre as escolhas da vida, as quais ele não escolheu, um emprego, uma vida estável... mas ele termina o discurso dizendo: Eu não escolhi nada disso. Não há motivos. Por que preciso de motivos quando se tem heroína ? Um pensamento que vai constantemente permear os personagens do filme enquanto lutam contra os seus vícios. Disponível na Amazon Prime Video.
12- A noviça rebelde (1965): Julie Andrews nos brinda com sua belíssima voz e carisma, enquanto canta "The hills are alive" no bucólico cenário dos alpes austríacos. Um dos melhores musicais de todos os tempos. Disponível no Disney +.