Os melhores filmes franceses
1- Minha vida de Abobrinha (2016): Premiado no Festival de Animação de Annecy e indicado ao Oscar de Melhor animação, essa tocante animação em stop-motion conta a história de um garoto, que acabou de perder a mãe, e é enviado para um orfanato. Ao contrário de diversas outras obras que tratam o orfanato como um lugar horrível e tenebroso, mas nesse filme, é um local acolhedor e amoroso. Cada personagem é bem desenvolvido e marcante, mesmo com apenas 66 minutos de duração. Uma das melhores animações de todos os tempos. Disponível na Amazon Prime Video.
2- Rainha Margot (1994): Isabelle Adjani é possivelmente a melhor atriz de todos os tempos e nesse filme, ela traz mais uma incrível atuação de uma importante figura histórica. Se você é um fan de Game of Thrones, esse filme é para você. Intrigas políticas, sede pelo poder, incesto, adultério, massacres, mortes violentas e chocantes envolvendo um casamento, além de excelentes diálogos. A trilha sonora e a fotografia são belíssimas. Um épico imperdível. Disponível no Belas Artes à la carte.
3- A voz do coração (2004): Um professor faz um coral com os indisciplinados alunos de um colégio interno. A trilha sonora desse filme é uma das melhores do cinema, com diferentes versões das lindas músicas cantadas pelas crianças, e é capaz de emocionar qualquer pessoa, principalmente com a cena final. Uma ode ao poder da música e um filme que você não vai esquecer. Disponível no youtube: https://youtu.be/kjOX145zEkI
4- O Pequeno Nicolau (2009) e as Férias do pequeno Nicolau (2014): Baseados em populares livros infantis, os filmes mostram as aventuras do travesso Nicolau e seus amigos. Mesmo na idade adulta, esses filmes ainda vão divertir e trazer muitas risadas. Preste atenção na referência à "A voz do coração". Ambos os filmes estão disponível na Netflix.
5- O escafandro e a borboleta (2007): Melancólico e belo. Baseado em uma história real, Jean- Dominique Bauby sofre um AVC e fica paralisado, exceto pelo seu olho esquerdo, com o qual irá escrever um livro sobre seus pensamentos e suas memórias. Mathieu Amalric faz a sua melhor atuação. As cenas são filosóficas e as vezes angustiantes pela situação em que o protagonista se encontra. O roteiro traz monólogos encantadores. Disponível na Amazon Prime Video e no Belas Artes à la carte.
- Persépolis (2007): O verdadeiro ganhador do Oscar de melhor animação no ano que foi indicado. Baseado em fatos reais, veremos como a Revolução Islâmica e a guerra contra o Iraque afetou a vida de Marjane e a de sua família. Um filme necessário e importante que precisa ser mais visto. A crítica do filme e do quadrinho no qual foi baseado já foi publicado aqui no blog, então não há muito a ser dito, além de: Assista à esse filme urgentemente!
7- Intocáveis (2011): Baseado em fatos reais, um homem rico e tetraplégico contrata um ex-presidiário para ser seu cuidador, e eles acabam desenvolvendo uma grande amizade. A trilha sonora de Ludovico Einaudi é serena. As cenas são inesquecíveis. Um filme que traz lágrimas e risos. Disponível no Telecine Play.
8- Ernest e Celèstine (2012): Mais uma animação que perdeu injustamente o Oscar de Melhor Animação para o superestimado Frozen. Em um mundo divido entre o mundo dos Ursos e o mundo dos ratos, uma ratinha cria uma improvável amizade com um urso. A animação e as paisagens mostradas são lindíssimas. A mensagem de tolerância não poderia ser mais apropriada ao momento em que vivemos.
9- Trilogia das Cores (1993, 1994): Sempre é bom relembrar essa indicação. Uma das melhores trilogias de todos os tempos, com atuações geniais de Juliette Binoche, Julie Delpy e Irène Jacob. Filmes obrigatórios para qualquer cinéfilo. Disponível no Telecine Play.
10- O fabuloso destino de Amèlie Poulain (2001): Um clássico cult que para muitos é a porta de entrada para o cinema francês. A trilha sonora de Yann Tiersen é uma das mais bonitas e lembradas do cinema. A fotografia e a história contada de uma forma bem diferencial são alguns dos principais aspectos que fazem essa obra única. Disponível no Telecine Play.