Filmes para ver no Natal
1- Klaus (2019): A animação original da Netflix, que deveria ter ganhado o Oscar de melhor animação de 2020, conta a história de como teria surgido a lenda do Papai Noel. O desenvolvimento do protagonista e, consequentemente, dos personagens secundários também, é emocionante. Tudo que um filme clichê de natal tem, está presente nessa obra: Risos, lágrimas e um final belíssimo. Perfeito para todas as idades.
2- A felicidade não se compra (1946): Um grande clássico filme de natal do cinema e um dos melhores de todos os tempos. George está prestes à cometer suicídio quando ele recebe a visita de um anjo que o mostrará como seria a vida das pessoas ao seu redor se ele não estivesse nascido. James Stewart dá uma excelente e marcante atuação. O filme foi lançado após a segunda guerra mundial com o objetivo de ser um feel-good movie para aquecer o coração dos espectadores depois de um período tão cruel para a humanidade, mas até hoje é impossível terminar esse filme sem um sorriso no rosto. Disponível na Amazon Prime Video e no Belas Artes à la carte.
3- A vida de Brian (1979): Caso você queira um filme mais adulto, satírico e polêmico pelas suas críticas aos fanatismo religioso essa obra-prima do grupo de comédia britânico, Monty Python, é a escolha ideal para esse natal. Brian nasceu no dia 25 de dezembro, em uma manjedoura vizinha à de Jesus, e ele passa a ser confundido com o Messias durante a sua vida. O humor britânico nunca esteve em sua melhor forma. Disponível na Netflix.
4- Esqueceram de mim 1 e 2 (1990, 1992): Momento de nostalgia e de se divertir com as criativas armadilhas criadas por Kevin contra os ladrões, Marvin e Harry, que queriam assaltar a sua casa e depois, uma loja de brinquedos em Nova Iorque. Ambos os filmes são divertidos, ambientados no período do natal e assisti-los em sequência é melhor ainda. Disponível no Disney +.
5- Duro de matar (1988): Prefere ver um eletrizante filme de ação nesse natal ? Então corra para assistir o filme que lançou Bruce Willis no estrelato de Hollywood. Um policial luta contra terroristas que invadiram um prédio na noite de natal para roubar o dinheiro da empresa. John McLane virou um ícone do cinema e Hans Gruber um dos vilões mais inesquecíveis. E as frases ? Yippee-ki-yay motherf**ker.
6- O amor não tira férias (2006): Uma comédia romântica dirigido por Nancy Meyers, responsável por outros ótimos filmes do gênero, e grandes atores e atrizes como Kate Winslet, Jack Black, Cameron Diaz e Jude Law. Uma britânica e uma americana com desilusões amorosas trocam de casas durante o feriado de natal, algo que trará grandes mudanças nas suas vidas. É um filme longo para uma comédia romântica, mas em nenhum momento ele fica cansativo. As cenas são leves e repletas de referências ao cinema. Disponível na Netflix e na Amazon Prime Video.
7- Um natal muito, muito louco (2004): Jamie Lee Curtis e Tim Allen formam uma ótima dupla cômica nessa típica comédia pastelão de natal. Um casal decide não comemorar o feriado de natal naquele ano com o intuito de economizar dinheiro para participarem de um cruzeiro e eles passam a ser altamente criticados pelos seus vizinhos. O filme é repleto de cenas hilárias uma atrás da outra e mesmo apresentando vários clichês e ser previsível continua sendo uma ótima escolha para uma maratona.
8- Edward Mãos de Tesoura (1990): Tim Burton dispensa maiores apresentações e em um dos seus melhores, ou talvez melhor filme, a suas principais características estão nessa obra; o excêntrico, o gótico, o estranhamento e o encantamento com beleza da história. O casal principal ainda é lembrado como um dos mais inesquecíveis do cinema. Disponível no Disney +.
9- Elf, Um duende em Nova Iorque (2003): Will Ferrell faz nossos corações pularem de alegria junto com a sua marcante interpretação de Buddy, um inocente e fofo duende que vai em busca de seu pai biológico, ao mesmo tempo que espalha a magia do natal ao seu redor. As cenas são muito engraçadas e você consegue ficar sorrindo durante o filme inteiro. Disponível no HBO Max e no Globoplay.
10- Padrinhos de Tóquio (2003): Satoshi Kon é um grande mestre e que sempre traz importantes temas para discussão nos seus filmes. Nessa história, três moradores de rua encontram um bebê que foi abandonado e eles começam a investigar o paradeiro dos pais. A comédia é ótima e o ritmo é bem fluído com tantos momentos caóticos acontecendo o tempo inteiro. Disponível na Netflix.