Os 7 de Chicago
Para quem gosta de política e ativismo esse filme é uma boa pedida. Além de ter indicações ao Oscar.
O filme narra a história do julgamento de sete ativistas que foram acusados de incitação à violência e conspiração devido aos acontecimentos violentos que ocorreram na Convenção nacional democrata em Chicago, 1968.
Bastante atual, o filme é baseado em fatos reais. Ativistas de todo país foram para as ruas de Chicago protestar contra a guerra do Vietnã e a brutalidade policial com os manifestantes causou revolta com as imagens sendo mostradas para o mundo todo. Aliás uma das frases que serviam de argumento para os protestos era, "o mundo está assistindo", pois naquela época a mídia já estava engajada em derrubar presidentes e eleger por influência em massa.
Foi um julgamento que durou seis meses e parecia que o tribunal já havia condenado os "incitadores" antes de iniciar o julgamento. O filme gira em torno de discursos destes sete ativistas, seu julgamento, a questão da segregação racial, guerra e protestos que acabaram de forma sangrenta.
O enredo se mostra fiel aos fatos. Os deboches de dois dos réus aconteceram, na verdade houveram outros que não foram encenados, mas o que foi mostrado se torna emblemático pela sátira às autoridades com seus pré-julgamentos.
O final do filme foi mais glamurouso dos que realmente aconteceu. É uma maneira de mostrar ao mundo que estar por dentro dos assuntos políticos e sociais de nosso país e do mundo é fundamental para nos esclarecermos e não viciar nossos pensamentos com notícias editadas da imprensa atual. Que nos aproveitemos dos outros meios de buscar informação, com a ajuda da internet e podermos formar opinião e por que não protestar também?